Ministra de Esporte da Holanda e Embaixador dos Países Baixos participam da Orange Square, no Terreiro de Jesus

Os torcedores holandeses vão transformar o Terreiro de Jesus em cenário para a sua tradicional Orange Square, amanhã, sexta-feira, dia 13, quando a seleção vice-campeã do mundo faz sua estréia na Copa do Mundo da FIFA 2014, jogando contra a Espanha na Arena Fonte Nova. Apoiada pelo Escritório Municipal da Copa (Ecoa) e pelo Consulado da Holanda, a Federação de Futebol Holandesa reunirá três mil torcedores, que acompanhados de um ônibus e dois DJs, marcharão do Terreiro em Jesus em direção a Arena Fonte Nova. O consulado confirmou que estarão presentes à festa, na cidade sede Salvador, a Ministra de Esporte da Holanda, Edith Chips e o Embaixador dos Países Baixos em Brasília, Kees Rade.

Na opinião do Consul da Holanda, Egbert Bloemsma, o Terreiro de Jesus é o lugar ideal para a Orange Square, por ser um local aberto. “Acreditamos que vai ser uma festa boa, pois é uma apresentação aberta para a torcida de outros países, inclusive da Espanha. São todos bem vindos”, declarou ao falar sobre o evento. Iniciada em 1998, a Orange Square chega a reunir mais de 100 mil pessoas, como aconteceu em 2008, no Campeonato Europeu, na Suíça.

A coordenadora de torcida e fãs da Federação Holandesa de Futebol, Judith de Frel e a assessora especial do Ecopa, Liana Oliva, informam que a chegada dos holandeses ao Terreiro de Jesus será às 8 horas e a saída para o estádio está combinada para às 13 horas. Nesse período a festa acontecerá ao som de atrações musicais baianas e holandesas. A chegada Arena Fonte Nova está prevista para às 14 horas.

A expectativa dos torcedores da seleção laranja é a melhor possível. “O nosso sentimento é muito positivo, primeiro porque estamos no País do futebol e depois porque sabemos festejar”, revela Judith de Frel, referindo-se a holandeses e brasileiros também. Ela diz ainda que a estimativa é que o números de torcedores aqui no Brasil chegue a 5 mil.

O cortejo laranja, além do ônibus, também será seguido por 25 carros de torcedores holandeses que estão viajando a três meses. “São pessoas que vão seguir a seleção aqui no Brasil. Os carros saíram da Holanda e foram de barco até Nova Iorque e de lá desceram para o Brasil pelo México”, revela Judith de Frel.

Para garantir a realização da Orange Square com a infraestrutura necessária, o Ecopa atuou junto a diversos órgãos da Prefeitura, a exemplo da Transalvador, SAMU, SEMOP e SUCOM. O comércio informal estará ativo, haverá ambulâncias ao longo do percurso e banheiros químicos.