Sediar a cerimonia do Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA™ foi uma ação estratégica que trouxe excelentes resultados positivos para a Bahia. Apenas na análise midiática na semana da realização do evento, os benefícios mensurados superam a casa dos R$75,5 milhões, número que corresponde à prospecção do estado em mídia espontânea, nos veículos de imprensa locais e nacionais. Foram mais de 500 milhões de expectadores em 200 países que, através da televisão, internet e demais meios de comunicação, conheceram as belezas, culturas e riquezas da Bahia.

Os números foram divulgados pelo Secretário Ney Campello, chefe da pasta da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA), na manhã de hoje (15), em uma apresentação na Arena Fonte Nova. Os dados compõem o “Estudo de Impacto do Sorteio Final”, uma análise promovida pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secopa, e desenvolvida por uma empresa contratada, a Prospecta Consultoria, que avaliou diversos setores impactados de maneira direta ou indireta pela realização do Final Draw. 

O Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA™, considerado por especialistas como terceiro evento mais importante dentro do calendário de atividades da Copa do Mundo da FIFA™, e o segundo com maior audiência midiática, aconteceu no dia 06 de dezembro de 2013, no Complexo Costa do Sauipe. A cerimônia demandou investimentos do Governo do Estado e da iniciativa privada, e apresentar à sociedade os efeitos e legados resultantes deste acontecimento, é um compromisso da Secopa e faz parte da Política de Transparência da secretaria.

“Os dados revelados pelos estudos são inquestionáveis. Eles reafirmam que foi uma decisão acertada do Governador Jaques Wagner promover a vinda do evento para a Bahia. Em todos os itens dos estudos, comprovamos que o Sorteio Final trouxe resultados positivos e legados importantes para o estado, seja nos aspectos de prospecção midiática, sustentabilidade, legados institucionais ou de infraestrutura”, comenta Ney Campello.

Ainda no universo midiático, o Estudo constatou que mais de 425 mil usuários, segundo dados da FIFA, assistiram à cerimônia em tempo real através da internet e mais de 4,3 milhões de acesso ao portal da entidade com foco nas notícias sobre o sorteio foram registrados na manhã do grande dia. O FIFA APP, um aplicativo que possibilitou o acompanhamento ao vivo do evento, bateu recorde e foi campeão de downloads em 111 países.  Mais de 300 jornalistas de todo o mundo, importantes formadores de opinião, visitaram a região, inclusive Salvador e relataram em 94% das matérias captadas pelo Estudo, a Bahia de maneira positiva.

Mais legados: Além da avaliação dos aspectos midiáticos, que resultam em retorno para o turismo, negócios e outras áreas importantes para a economia do país, o Estudo avaliou ganhos e legados em setores, como energia, estrutura para realização de outros eventos, capacitação profissional e governança institucional.

Por ser um megaevento, o Sorteio Final, envolveu mais de 3 mil pessoas, foram empregos gerados, 876 destas profissionais capacitados pelo Programa de Qualificação da Secopa, além de 200 voluntários que vieram de todo o Brasil para contribuir com o sucesso do evento.

Outro fator importante é o impacto econômico imediato provocado pela recepção e consumo das cerca de 3,5 mil pessoas que hospedaram-se no Litoral Norte e em Salvador e movimentaram a economia local, através de diárias nos hotéis, transporte, alimentação e serviços. Apenas no Complexo Costa do Sauípe foram registrados 1,5 mil hóspedes. A agência de turismo ligada à FIFA, a Match, informou que contratou 8mil diárias, a um custo médio de R$600.

“O Sorteio foi realizado num período considerado como média estação. Nesta época os hotéis e pousadas da região registram normalmente uma ocupação de 40% a 50%, mas, em virtude do evento, os grandes empreendimentos ficaram com 100% da ocupação e os menores com 80%”, cita Ernesto Ribeiro, que é Mestre em Administração Estratégica e atuou como avaliador no Estudo.

A equipe da Prospecta também destacou a importância do evento como causador de um efeito multiplicador da economia, que vai desde a arrecadação de impostos até a movimentação gerada pelos profissionais contratados.

Outro ponto que mereceu destaque foi o legado a médio e longo prazo possibilitado a partir dos investimentos em energia, infraestrutura e estrutura física, que tiveram como foco inicial atender às demandas do Sorteio Final, mas que permanecerão na região e possibilitarão à mesma a atração de outros megaeventos que, por sua vez, trarão mais resultados para a economia baiana. A partir do Final Draw, a região metropolitana de Salvador, dispõe, por exemplo, de um novo espaço construido com recursos privados, a Arena Sauípe, com capacidade para 3,5mil sentadas e 6mil em pé, e adequado para eventos nacionais e internacionais.

O Estudo: O Estudo de Impacto tomou como base cinco Planos Operacionais que foram adotados durante o evento – Segurança, Saúde, Energia, Comunicação e Transporte. A avaliação dos legados trabalhou com os conceitos de Legados Tangíveis e Intangíveis e os avaliou a partir das áreas impactadas diretamente por estes – Economia, Socioculturais, Turístico, Ambientais e de Imagem e Visibilidade.

O documento com todos os dados pode ser consultado no site da Secopa, através dos links  

http://bit.ly/1eF7Euw

http://bit.ly/1hSdjru

 

Fonte: Secopa

 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608