Especialistas das áreas de construção e operação de estádios vistoriaram o estádio e analisaram o cronograma das obras

Técnicos da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014 estiveram nesta quinta-feira (26) em Salvador para ver de perto as medidas que a sede vem tomando para acelerar as obras da Arena Fonte Nova, com o objetivo de confirmar a participação da cidade também na Copa das Confederações da FIFA. Salvador é uma das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA e aguarda a decisão sobre a sua inclusão na Copa das Confederações da FIFA.

A delegação, composta por oito membros, fez um sobrevoo de helicóptero pela capital baiana, uma visita guiada ao estádio e teve uma reunião com o governador da Bahia, Jacques Wagner, e secretários municipais e estaduais.

“Esta foi uma visita técnica em que analisamos a viabilidade da Fonte Nova na Copa das Confederações. Nenhuma decisão foi tomada hoje, mas pudemos colher as informações técnicas necessárias para que a FIFA faça a sua escolha final. Esse anúncio deve ocorrer até junho”, afirmou o diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danilas.

“Desde outubro do ano passado, quando Salvador e Recife foram colocadas como sedes pendentes, o COL trabalha em parceria com as duas cidades para que elas sejam confirmadas. O progresso da Fonte Nova e o empenho do governador Jacques Wagner são passos importantes no caminho para que se chegue a uma decisão favorável a Salvador. Mas nada está decidido, vamos aguardar o relatório final agora”, completa o diretor executivo de operações do COL, Ricardo Trade.

O governador da Bahia, Jacques Wagner, agradeceu a presença dos técnicos em Salvador e se mostrou confiante. “O povo baiano é famoso por ser alegre e hospitaleiro, mas estamos aqui hoje para mostrar mais do que isso. Queremos provar que Salvador reúne as condições técnicas de estar na Copa das Confederações da FIFA”, disse o governador.

Também presente na visita, como representante oficial da Prefeitura de Salvador, o gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal, considerou as afirmações dos técnicos positivas e além de confiante na realização da Copa das Confederações na cidade, Leal lembrou da necessidade de garantir legados através dos megaeventos. “A construção coletiva é o que vai garantir o sucesso das sedes na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. Com estas visitas, alinhamos os interesses do município e dos organizadores do evento, garantindo o equilíbrio entre realizar bem a competição e deixar legados para Salvador”, disse.

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608