O Secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (ECOPA), Isaac Edington, participou na manhã de hoje, quinta-feira (15/05), no Centro Cultural da Câmara, do seminário “Mobilidade Urbana na Cidade do Salvador para a Copa 2014″, realizado pela Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara de Vereadores de Salvador com o objetivo de reunir representantes das esferas municipal, estadual e sociedade civil num debate sobre os preparativos para o mundial de futebol que começará a 28 dias.
Além da apresentação do Secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, que também participou do seminário apresentando o plano de trânsito e transporte para a Copa, o Secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (ECOPA), Isaac Edington, abordou as ações e intervenções municipais de preparação da cidade para o evento, destacou também o ineditismo do Movimento Salvador Vai de Bike que contribuirá com a mobilidade nos dias dos jogos com a instalação de Bicicletário Especial, o Bike Parking Salvador.
O Equipamento será gratuito e tem capacidade para 600 bikes nos dias de jogos na Arena Fonte Nova, que poderão ser utilizados não só pelos portadores de ingressos, mas também mas também soteropolitanos, turistas e trabalhadores na região do entorno.
Alternativa ao uso de carros - Ele esclareceu que além da criação de linhas de ônibus especiais, a Prefeitura está incentivando o deslocamento a pé, de táxis, transporte coletivo e bike. A ação é mais uma alternativa de transporte público, que visa estimular a população e os visitantes, a não usarem carro.
O Bike Parking funcionará em uma área em frente ao Fórum Ruy Barbosa, das 9 às 20h30. Ao estacionar a bicicleta, o usuário receberá um ticket para que possa retirá-la até as 20h30. Para usar as bicicletas laranjinhas do Programa Bike Salvador será preciso se cadastrar no site: http://www.bikesalvador.com.
Marca Salvador - A importância do turismo de eventos como alavanca do turismo de lazer também foi ressaltado pelo Secretário, que na sua explanação observou que esta é “uma oportunidade única de promoção da marca Salvador”. Antes de encerrar sua fala, ele ainda chamou a atenção para o fato do mercado de eventos está profundamente ligado à atividade turística, lembrando, inclusive que a captação e a promoção de megaeventos são atividades muito importantes para retorno econômico e social ao país e às cidades que os sediam.