Nos dias de jogos da Copa do Mundo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contará com 160 profissionais destacados especificamente para atuar no evento, nove unidades de Pronto-Atendimento que funcionarão durante as 24 horas e três postos móveis, instalados nas proximidades da Arena Fonte Nova. Além disso, a população vai poder contar com as unidades da SMS espalhadas pela cidade, que vão atuar dentro do regime normal de trabalho.

O quadro de profissionais é formado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância, agentes sanitários e de saúde. A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Luciana Peixoto, conta que os profissionais envolvidos no evento passam por treinamento para atualização em áreas como Atenção Cardiovascular de Emergência e
Emergência Geral.

As nove unidades que atuarão em turno integral são as seguintes: o 5º Centro de Saúde (CS) Clementino Fraga (Avenida Centenário), 12º CS Alfredo Bureau (conjunto Guilherme Marback, setor 2 - Boca do Rio), 6º CS Rodrigo Argolo (Rua Pernambuco, s/n - Tancredo Neves), CS Edson Teixeira Barbosa (Avenida Hilda, 02 - Pernambués), UPA Helio Machado (Rua da Cacimba, s/n - Itapuã), 16º CS Maria Conceição Santiago Imbassahy (Rua Marquês de Maricá - Pau Miúdo), CS São Marcos (Rua do Campo, s/n - São Marcos), UPA Valéria (Rua Regina Andréa, s,n -Valéria) e UPA Adroaldo Albergaria (Rua das Pedrinhas, s/n –Periperi).

Já os postos móveis ficaram situados na Unidade de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora; na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), próximo à Codesal; e Vale dos Barris, na saída da Estação da Lapa. Segundo Luciana Peixoto, durante a realização do evento esportivo, o município estará com toda a frota do SAMU, que totaliza 41 ambulâncias em funcionamento. Além disso, nos dias dos jogos, cada um dos postos descentralizados terá uma ambulância de plantão.

“Também estaremos cumprindo a portaria do Ministério da Saúde que prevê a montagem do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde e que contará com representantes da gestão municipal, estadual e federal da área de saúde”, explica Luciana.

Fonte: Agecom