Os dois torcedores, um do Bahia e um do Vitória, que venceram o concurso cultural “Leve a Paz ao Futebol”, promovido pelo Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), foram ao Estádio de Pituaçu neste domingo (13) acompanhar o jogo da final do Baianão 2012 e, claro, receber as camisas de seus times do coração, autografadas, respectivamente, pelos jogadores tricolores e rubro-negros.

A entrega, realizada na Tribuna de Honra, foi feita pelo gestor do Ecopa, Leonel Leal, pelo coordenador de Esportes do órgão e ex-goleiro do Bahia e do Vitória, Emerson Ferretti, e pelo vice-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Manfredo Lessa.

A ação contribuiu com a popularização do Ecopa e sua aproximação com a sociedade. “Foi uma ótima iniciativa, nunca tinha visto um órgão público fazer um concurso assim. Normalmente, quem faz isso são empresas de comunicação social. A atividade aproximou os internautas de um órgão municipal, a equipe é bastante organizada”, elogiou Ícaro Dias, vencedor rubro-negro do concurso.

Já para o vencedor tricolor, Sérgio Andrade, a felicidade foi dupla. “O concurso foi maravilhoso. Vou colocar minha camisa em um quadro, pois foi entregue em uma data marcante e assinada pelos jogadores que conquistaram o título do campeonato baiano”, comemorou o torcedor, que depois de 10 anos pode soltar o grito de campeão.

Ao realizar o concurso cultural, o Ecopa buscou incentivar os participantes a refletir sobre a importante relação entre a paz e o futebol, com o objetivo de contagiar a sociedade em geral com o clima da Copa do Mundo, momento em que a convivência harmoniosa entre os torcedores locais e os estrangeiros será determinante para o sucesso da realização da competição em Salvador. "Queremos que o clima da Copa faça cada vez mais parte da vida do soteropolitano. Pensar o futebol como um momento de celebração, mantendo a ordem e a paz, é o que procuramos incentivar", afirmou o gestor do Ecopa, Leonel Leal.