Às vésperas da Copa do Mundo, a campanha internacional Não Desvie o Olhar promoverá uma ação nacional nos aeroportos para sensibilizar turistas brasileiros e estrangeiros contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização acontecerá nesta terça-feira (10.06), nas cidades-sede da Copa do Mundo, em horários variados. A iniciativa é do Conselho Nacional do SESI e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Tendo em vista que o fenômeno da exploração sexual infantojuvenil tem potencial de se intensificar durante grandes eventos esportivos, a proposta da campanha internacional – coordenada pela rede ECPAT (End Child Prostitution And Trafficking) em 16 países – é que todos estejam bem atentos e não fechem os olhos para o problema.

As mobilizações ocorrerão no saguão dos aeroportos, onde serão distribuídos panfletos e tabelas da copa com o slogan da campanha e a mensagem de que a exploração sexual deve ser denunciada pelo Disque 100. A campanha incentivará os cidadãos a denunciarem o crime, ligando para o Disque 100. “Queremos aumentar a intolerância por esse crime e reforçar a importância da denúncia”, afirma o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

No Brasil, a campanha Não Desvie o Olhar é realizada nas 12 sedes da Copa, e conta com a parceria do governo federal, de governos estaduais, prefeituras, iniciativa privada, veículos de comunicação, artistas, atores públicos e sociedade civil.

Desde seu lançamento, a campanha conta com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká, Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o comentarista Arnaldo Cézar Coelho. Nos últimos dias, outros nomes do meio artístico estão se manifestando nas redes sociais, entre eles, Sandra de Sá, Carlinhos de Jesus, Beth Gourlat e Eri Johnson.

Nos próximos dias, as ações serão intensificadas em aeronaves, aeroportos e hotéis, passando por táxis, bares e restaurantes, os percursos mais percorridos pelos turistas, nacionais e internacionais.

Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.

Confira os aeroportos e horários das ações:

São Paulo (SP)
Aeroporto Internacional de Congonhas
Das 10h às 12h.

Curitiba (PR)
Aeroporto Internacional Afonso Pena
Das 13h às 17 horas

Salvador (BA)
A ação acontece em alguns pontos turísticos da cidade: centro histórico, Farol da Barra, Pelourinho, Rio Vermelho, Porto da Barra, Mercado Modelo, Elevador Lacerda.

Fortaleza (CE)
Aeroporto Internacional Pinto Martins