Está previsto para o dia 23 deste mês de maio o lançamento da segunda etapa do programa Saúde na Copa, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa (ECOPA) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além da qualificação em primeiros socorros e suporte básico de vida, temas desenvolvidos na primeira etapa do programa no ano passado, a nova fase contemplará a área de vigilância em saúde, que diz respeito a ações preventivas, o uso da água, a manipulação de alimentos e a prevenção de doenças.

O programa, voltado para o profissionalismo da linha de frente de hotelaria e do setor de alimentos e bebidas, é desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), que tem cerca de cem associados, e segue as diretrizes da Câmara Nacional de saúde, composta pelas doze sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 e pelo governo federal, através do Ministério da Saúde.

Nesta etapa, a qualificação acontecerá no mesmo dia do lançamento e a expectativa é oferecer treinamento para cem pessoas. Até 2014, mais de cem profissionais deverão ser qualificados, entre camareiras, garçons, cozinheiros, jardineiros, entre outros. Eles estarão aptos a prestar primeiros socorros e prevenir acidentes em seus locais de trabalho.

“Este programa é fundamental para a cidade e qualifica os profissionais para a Copa e para toda a vida deles”, afirma o coordenador de Relações Institucionais do ECOPA, Pablo Souza, que esteve reunido nesta quinta-feira (3) com todos os entes envolvidos no programa.