O Centro Aberto de Mídia (CAM) da cidade sede Salvador para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi inaugurado na manhã de hoje (12) com a presença do Secretário do Escritório Municipal da Copa, Isaac Edington; dos Secretários de Comunicação do Município e do Governo, Roberto Messias e Marlupe Caldas; e dos cônsules da Holanda e Espanha, Egbert Bloemsma e Juan Manuel Caserza. O espaço, destinado aos jornalistas nacionais e estrangeiros que estão na cidade cobrindo o Mundial, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador e o Governo do Estado da Bahia.
“O Centro de Mídia é uma ação relevante porque criamos um espaço voltado para um grupo importante de profissionais que estão representando, inclusive, países que nunca estiveram aqui anteriormente. São jornalistas que vão cobrir não só a Copa do Mundo, mas a cidade e isso promove Salvador, impactando positivamente nos negócios do turismo e da cultura”, avalia o Secretário Isaac Edington.
Bem humorados, os cônsules da Holanda e Espanha - países que fazem o primeiro jogo do mundial de futebol na Arena Fonte Nova, amanhã (13) -, conversaram sobre as expectativas. Ambos acreditam que as seleções dos seus países estão bem preparadas e elogiaram a escolha do espaço. “Difícil vai ser trabalhar aqui com essa vista maravilhosa para a Baía de Todos os Santos”, disse o cônsul Juan Manuel Caserza, referindo-se ao local onde o CAM funciona, no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal com uma vista panorâmica do Mercado Modelo, o mar da Baía, o Elevador Lacerda, o Forte de São Marcelo, entre outros atrativos. A escolha do local pelos parceiros se deu também pelo fato de estar, estrategicamente, próximo da Arena Fonte Nova.
Para orientar os jornalistas, geograficamente, a Prefeitura fez um enorme painel com um mapa do Centro Histórico, que está instalado logo na entrada do espaço.