Conforme definido pelo governo federal os municípios serão responsáveis pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao tempo que os governos estaduais se concentrarão em atendimento hospitalar. Para a capital baiana, está confirmada a construção de UPAs em Valéria, San Martin, BR 324, Paralela, Vale das Pedrinhas, Itapuã e Albergaria (Periperi), que está em processo de conclusão e, em breve, será entregue à população.

Outras unidades serão construídas no entorno da Arena Fonte Nova e estarão localizadas na Barra, Sete Portas e Brotas. Além disso, visando a atender a população que irá frequentar a Fan Fest, será instalada também uma UPA no bairro da Boca do Rio. O assunto foi tratado entre os representantes do grupo de trabalho municipal de Saúde para a Copa do Mundo da FIFA e o Escritório Municipal da Copa (Ecopa) ao se reuniram na manhã desta quarta-feira (16), na sede do Instituto de Previdência Social (IPS), em Nazaré.

Ações de SMS - O objetivo do encontro foi discutir as ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltadas para a realização do Mundial, bem como compartilhar as decisões anunciadas pelo governo federal nas duas últimas reuniões da Câmara Temática Nacional de Saúde, realizadas em Brasília e Porto Alegre, respectivamente.

Entre os temas abordados, destaca-se a realização da segunda etapa do programa Saúde na Copa, prevista para o dia 23 de maio, a atualização dos projetos municipais e a identificação de ações que a Prefeitura poderá realizar com vistas à promoção da saúde no processo de preparação de Salvador para receber o Mundial.

Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), dos Transportes e Infraestrutura (Setin), do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) e da Reparação (Semur), sendo que as duas últimas passarão a integrar o GT de Saúde para a Copa.