De acordo com o coordenador da Salvamar e responsável pelas operações durante a Copa, João Luiz, as praias mais procuradas pelos turistas são Aleluia, Flamengo e Jaguaribe. O coordenador alerta para o cuidado nas praias do Flamengo, Stella Maris, Jardim de Alah e Farol de Itapuã, por terem maior intensidade nas correntes de retorno. Ele destaca que o maior índice de pré-afogamentos acontece com turistas que conhecem pouco as praias soteropolitanas. 

Segundo João Luiz, a recomendação é que o banhista procure informações com os salva-vidas sobre os locais apropriados para banho, evitem a ingestão de bebida alcoólica e alimentos pesados antes do mergulho para evitar ao mal-súbito. Ainda de acordo com ele, a cautela também deve ser mantida com os mergulhos noturnos, devido à baixa visibilidade. Essa prática tem sido constante na região do Farol da Barra, onde turistas aproveitam o movimento no local e a maré baixa para estender as horas de banho.

No período dos jogos, a fiscalização marítima dos salva-vidas é realizada das 8h às 22h e conta com 15 profissionais no Farol da Barra e Dique do Tororó, além de 110 profissionais que atuam constantemente no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Aleluia. Nos dias comuns, o expediente é realizado das 8h às 18h.

 

Agecom

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608