A Saúde continua registrando movimento tranquilo nos quatro postos médicos avançados (PMA) instalados pela Prefeitura em pontos estratégicos da cidade para prestar atendimento aos baianos e turistas durante a Copa do Mundo. Desde o dia 12 de junho, quando foi iniciado o plano operacional de assistência, até ontem (20) a meia noite foram realizados 114 atendimentos.

Em quase sua totalidade os casos referiram-se a atendimentos clínicos motivados por quadros de cefaleia, vômito, hipertensão e entorses, dentre outros. Deste total (114), 36 foram registrados nesta sexta-feira (20): 02 deles no PMA Barris; 03 em Nazaré, e 31 no PMA Barra. O instalado na Avenida Mário Leal Ferreira não registrou ocorrências. As atividades nos postos médicos avançados são iniciadas três horas antes das partidas de futebol realizadas em Salvador e encerradas cerca de duas horas após o término do jogo. Já na unidade instalada na Barra, onde acontece a Fan Fest, os serviços são prestados sempre das 12 às 24 horas.

Enfrentamento da Aids - Para estimular a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce da Aids, a Prefeitura de Salvador e a Unaids realizam nas imediações do Farol da Barra, a Campanha Proteja o Gol. Em dias de Fan Fest, uma unidade móvel está realizando testes para detecção do HIV. Desde a última quinta-feira (12), quando as atividades foram iniciadas, foram realizados 503 testes, com 12 casos positivos, todos encaminhados para tratamento na rede de referência. Além disso, agentes comunitários de saúde já distribuíram cerca de 115 mil camisinhas para estimular o sexo seguro, além de materiais educativos.