Os secretários da Copa do Governo da Bahia, Ney Campello, da Prefeitura de Salvador, Isaac Edington, e o superintendente de Transporte e Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller, fizeram uma avaliação positiva dos protocolos adotados para garantir o deslocamento, o acesso e a saída dos torcedores da Arena Fonte Nova, nesta terça-feira (1º), para o jogo Bélgica x Estados Unidos, o quinto da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em Salvador.

A avaliação foi feita no Centro Aberto de Mídia da Bahia (CAM-BA). Campello, Edington e Muller concordaram que a integração estratégica e operacional em grandes eventos é um dos grandes legados desta Copa, provando que os esforços concentrados para um mesmo objetivo resultam em um trabalho mais eficiente.

Segundo Ney Campello, os três gols (Bélgica 2 x 1 EUA) na prorrogação serão contabilizados no programa Gol Verde, o que resulta em 3.333 mudas a serem plantadas. “No total já temos 25 gols verdes e temos que plantar 27.775 mudas”, destacou. Novos parceiros do programa aumentaram o número de mudas para 35.555, ou seja, 32 gols garantidos.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), apresentadas por Campello, Salvador receberá mais de 70 mil turistas estrangeiros de 10 de junho a 10 de julho. Nesta terça-feira, a Fonte Nova registrou 68% de estrangeiros, sendo 11 % dos EUA, que gastaram cerca de R$ 25 mil apenas no quiosque das baianas. Isaac Edington destacou que o Templo Afro-brasileiro do Gantois, o Porto e o Farol da Barra e o Pelourinho estão entre os locais mais procurados pelos visitantes.

No balanço apresentado por Edington, as ações contra o marketing de emboscada registraram apreensões de produtos de entidades não patrocinadoras da Copa do Mundo, no entorno do estádio e na área do FIFA Fan Fest. Nos locais, também foram realizadas ações de combate ao trabalho infantil. Um norte-americano foi apreendido na Fan Fest tentando comercializar seis ingressos para a Copa.

Na operação do metrô, todas as 5 mil pulseiras disponibilizadas foram distribuídas, o que, de acordo com Fabrizzio Muller, auxiliou o atendimento de forma satisfatória das linhas de ônibus que convergiram para o entorno da Arena. Segundo ele, os tempos de percurso dos ônibus na cidade estiveram, nesta terça, entre os mais rápidos em dias de jogos da Copa. Foram registradas retenções no trânsito na área da Avenida Vasco da Gama.

No esquema de segurança, 2.405 agentes estiveram de prontidão, entre policiais militares, civis e bombeiros.

 

Fonte: Agencia de Textos

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608