Com um tempo médio de uso de 6 minutos e 37 segundos, considerado alto em relação ao uso de dispositivos móveis, o aplicativo Salvador na Copa do Mundo foi avaliado como um sucesso entre torcedores que acompanharam o evento em Salvador. De acordo com o balanço divulgado pelo Escritório Municipal da Copa (Ecopa), os que mais utilizaram a ferramenta foram os brasileiros, seguidos dos norte-americanos, britânicos, mexicanos e canadenses. Os estrangeiros somaram quase 30% dos acessos. O aplicativo oferecia as opções de textos em português, inglês e espanhol.
 
De acordo com o representante da empresa responsável pelo desenvolvimento do Salvador na Copa do Mundo, Leonardo Copello, o tempo de uso registrado é quase o dobro da média dos apps que, em geral, fica em torno de 3 a 4 minutos. Ele também considerou muito bom o número de 10.563 acessos, levando em conta que vários apps semelhantes foram lançados nesse período.
 
Utilizando o app da Ecopa, com versões para IOS a Android, os usuários puderam buscar informações sobre deslocamento pela cidade, pontos turísticos e serviços. Os cinco destinados turísticos mais visualizados foram, por ordem do número de acessos, o Farol da Barra, o Porto da Barra, o Pelourinho, a Ponta do Humaitá e o Elevador Lacerda. Com relação às rotas turísticas mais procuradas, chamou atenção o grande interesse pelo Terreiro do Gantois, que foi superado apenas pelo Pelourinho. Também se destacaram na busca o Porto da Barra, o Farol da Barra e o Mercado Modelo. 
 
No aplicativo, os usuários também puderam visualizar a tabela completa com os jogos da Copa e receber alerta, através de mensagem, dos dias de jogos em Salvador. E ainda informações em textos e fotos, da Arena Fonte Nova, desde o histórico até acessibilidade; da história da cidade; e contatos úteis de segurança e saúde, entre outros dados.
 
Outro destaque foram as informações sobre transporte público e o trânsito local e um item Planejando Rotas, ilustrado com um mapa para quem utilizou o serviço de linhas especiais de ônibus “Shuttle”’nos dias de jogos. O ícone sobre mobilidade apresentou também dicas sobre o Bike Parking – um bicicletário especial para a Copa do Mundo FIFA 2014 instalado em frente ao Fórum Ruy Barbosa, com estacionamento para 600 bikes.
 
A perspectiva agora é que o aplicativo seja remodelado para continuar servindo aos baianos e turistas em visita a Salvador.
 
 
Agecom
Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608