Implantação do centro foi discutida nesta quarta (4), no Palácio Thomé de Souza

Após o governo federal, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), anunciar o investimento de R$1,7 bilhão para a segurança na Copa do Mundo da FIFA, a cidade de Salvador recebe, a partir desta quarta-feira (4), uma equipe da secretaria federal e do Comitê Organizador Local (COL) para pensar as estratégias de segurança para Salvador durante o Mundial. O encontro com as duas instituições aconteceu na manhã de hoje, no Palácio Thomé de Souza. 

 

O principal assunto discutido foi a construção do Centro Integrado de Controle de Comando (CICC), órgão que terá papel estratégico para as ações de segurança na cidade, com a convergência do trabalho das diferentes forças de âmbito municipal, estadual e federal, tendo como aliada a tecnologia. Em Salvador, serão integradas ao sistema as 33 câmeras do Centro de Videomonitoramento, ligado à Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel). 

 

O CICC de Salvador será instalado no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e atuará em rede com a central de segurança da Arena Fonte Nova, os centros regionais e o nacional, que será localizado em Brasília. O governo federal prevê que a abertura do edital para licitação seja divulgado em agosto. 

 

Os órgãos da Prefeitura que participarão ativamente do projeto são a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Cogel. 

 

Em seguida, às 10h, foi a vez de a Prefeitura receber o gerente de planejamento e projetos de segurança do COL, Pedro Miranda, que veio discutir sobre segurança privada no Mundial de 2014 e as estruturas temporárias que serão instaladas no estádio. Às 11h, a equipe do COL se reuniu com representantes da Arena Fonte Nova. 

 

A comitiva da Sesge permanecerá em Salvador até amanhã (6) e se reunirá com os órgãos relacionados à segurança municipal e estadual. Amanhã, a partir das 8h, está agendada uma reunião na Central de Videomonitoramento da Cogel. O fortalecimento das ações de segurança ficará como um legado para a população, pois a tecnologia adquirida ficará à disposição das forças de seguranças da Bahia e de Salvador após a realização da Copa do Mundo.

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608