Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (SMS) e do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) se reuniram, na quinta-feira (05/07), para dar continuidade à elaboração do Plano de Ação Integrado que será operacionalizado no período do Mundial em Salvador.

Na ocasião, componentes do grupo de trabalho de saúde para a Copa se debruçaram sobre o mapeamento dos serviços ofertados nas esferas estadual e municipal, associados aos programas e investimentos previstos até 2014 que serão implantados na cidade.

Esta integração é um avanço na requalificação das redes fixa e móvel de saúde para garantir um atendimento eficiente e eficaz à população local e aos turistas nos megaeventos esportivos que Salvador irá sediar. “As metas e estratégias estabelecidas vêm da experiência de organização do sistema de saúde em eventos grandiosos, como o carnaval e as outras festas populares de Salvador”, afirmou o Coordenador da rede de urgência e emergência do município, Dr. Edivan Santana.

Essa foi a segunda reunião conjunta do grupo de trabalho. A próxima está prevista para o dia 2 de agosto, na sede da SMS, localizada no Comércio. A programação contempla o planejamento da realização da reunião da Câmara Temática de Saúde que reunirá, no mês de Novembro, profissionais das doze cidades-sede em Salvador para intercambiar experiências e consolidar padrões nacionais na gestão destes legados.

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com associações da sociedade civil, vem desenvolvendo ações preventivas através do Programa Saúde na Copa que contempla qualificação profissional para diversos setores da economia local. Esta iniciativa capacitou, na sua primeira edição, profissionais de hotéis, bares e restaurantes, nas áreas de Vigilância e Assistência à Saúde.

Outra parceria vitoriosa tem sido desenvolvida com a Federação Baiana de Futebol (FBF), que passou a contar com uma equipe de monitoramento em cada partida dos jogos oficiais do Campeonato Brasileiro 2012 em Salvador.