A primeira versão da brochura eletrônica oficial de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para escolha das equipes em 2014 será divulgada nesta quarta-feira (1/8), às 10h. O evento acontecerá no Museu do Futebol, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo (SP).

Nesta primeira versão da brochura eletrônica, que será enviada às federações que ainda estão participando das Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, mais de 50 pareamentos de hotéis e campos de treinamento estarão presentes.

Outras janelas de inscrições acontecerão nos próximos meses. A segunda versão da brochura será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. Os locais que se inscreverem nas próximas janelas poderão ser incluídos nas novas versões, bem como outros que não foram incluídos inicialmente poderão se adequar e fazer parte da lista. A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para acontecer em dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. As seleções terão até janeiro de 2014 para fazerem a escolha.

Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas seleções, sem nenhuma ingerência do COL ou da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.

Para compor este enorme mapeamento, as equipes do COL, da FIFA Accommodation Office (FAO) e da Arena (empresa contratada pelo COL para realização de serviços técnicos de monitoramento em campos de treinamento e estádios), formada por 27 profissionais, percorreu 150 mil quilômetros. Chegaram ao COL 279 inscrições de locais de treinamento, que foram analisados presencialmente ou por meio de projetos.

“Ficamos surpresos com o volume de inscrições nestas primeiras janelas. Com esta primeira versão, já conseguiremos chegar bem perto da meta obrigatória, que é oferecer 64 pareamentos para a escolha das seleções. Foi um trabalho intenso, mas que resultou em um mapeamento bem completo”, ressaltou o gerente de competições e serviços às equipes do COL, Frederico Nantes.

Fonte: FIFA