Requalificação de campos de futebol em Salvador; capacitação de guardas municipais em língua estrangeira e segurança para megaeventos; implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, na Baixa dos Sapateiros. Estes são alguns dos projetos que a Prefeitura vem desenvolvendo e que estão preparando Salvador para receber os megaeventos esportivos.
As ações foram monitoradas na 12ª reunião do Comitê Gestor Municipal da Copa do Mundo da FIFA, realizada na última sexta (3), às 9h, no Palácio Thomé de Souza. Na ocasião, gestores municipais compartilharam os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas secretarias e apontaram os próximos desafios a serem enfrentados pelo município, visando à realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014.
A reunião foi considerada bastante positiva pelos presentes. “A gente sai daqui muito satisfeito, pois ficou claro que a Prefeitura de Salvador tem desempenhado o seu papel de preparar da cidade para a Copa”, comemorou o chefe da Casa Civil, Geraldo Abbehusen. Já o gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal, destacou o comprometimento de toda a estrutura do município. “Nós assumimos um compromisso com a cidade de prepará-la para receber os megaeventos e estamos empenhados em cumpri-lo. Tenho certeza de que cada pessoa aqui terá orgulho em dizer que foi um dos responsáveis por deixar a cidade melhor para os turistas e os soteropolitanos”, afirmou Leal.
O encontro foi promovido Ecopa e contou com a participação de representantes da Casa Civil, da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), da Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), da Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo (Sucom) e da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev).