A Prefeitura montou um esquema especial para a realização da corrida da Stock Car, em Salvador, no próximo domingo (26), oferecendo mais conforto e segurança ao público que vai conferir o evento esportivo, que ocorrerá no Centro Administrativo da Bahia (CAB). De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), 140 fiscais estarão atuando no evento, organizando os ambulantes e coibindo a ação daqueles que não estiverem cumprindo as regras da secretaria, além de evitar o comércio de produtos em embalagens de vidro.

A Sesp também ficará responsável pela ampliação da iluminação no entorno do circuito. O esquema de limpeza será executado pelas equipes da Limpurb. Já a Defesa Civil de Salvador (Codesal) está fazendo a verificação das estruturas montadas."Fazemos isso todos os anos, para que pilotos e espectadores tenham um evento seguro", explica a engenheira do órgão, Rita Moraes.

Trânsito - A partir das 20 h desta quarta-feira (22), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai proibir o tráfego de veículos na 1ª Avenida (primeiro retorno, em direção ao Aeroporto) para acesso ao local da corrida, bem como na direção contrária (sentido Aeroporto/Centro). A circulação de veículos será permitida apenas pelo viaduto Engenheiro Leonel Brizola (viaduto do CAB), como opção de retorno entre as pistas da Avenida Paralela.

Também serão interditados o primeiro retorno da 2a Avenida (em frente à Sefaz), e primeiro retorno da 3ª Avenida (em frente à igreja), além da ligação da 5ª Avenida com as demais vias. A opção para os motoristas que trafegarem no acesso Sussuarana/Centro/Sussuarana é utilizar as avenidas Ulisses Guimarães, 4ª e Paralela. A medida vigora até as 6 horas do domingo (26).

No sábado (25) e domingo (26), o estacionamento de veículos será permitido na Avenida Paralela, das 6h às 17 h, apenas nos locais sinalizados pela Transalvador. A tarifa será de R$10, a ser cobrada pelos guardadores de veículos credenciados pelo Sindguarda.

Tecnologia - Os fiscais de trânsito e os agentes da Sesp também contarão com o serviço das câmeras de videomonitoramento, montadas pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), que já funcionam na região da Paralela e adjacências, durante 24 horas. "As câmeras estão instaladas em pontos de apoio importantes, ajudando no fluxo rotineiro da avenida e às equipes de salvamento, como Samu e Copor de Bombeiros, caso precisem se deslocar com mais agilidade", explica Luciano Sotelino, diretor de relacionamento da Cogel.

Corrida - Situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o circuito da Stock Car em Salvador possui 2.724  metros de extensão. A sétima etapa do campeonato 2012 da categoria será realizada no Circuito Ayrton Senna. São 32 pilotos de 16 equipes disputando, pelo quarto ano, o pódio em Salvador. A capital baiana faz parte do calendário esportivo da categoria desde 2009.