A Secretaria da Reparação (Semur) vai criar um Grupo de Trabalho de Empresários Negros em Salvador, com o objetivo de elaborar políticas públicas e promover negócios entre os empreendedores afrodescendentes brasileiros e americanos. A iniciativa visa também fortalecer o empreendedorismo afro em grandes eventos na capital baiana, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014.
A iniciativa é o resultado de um encontro liderado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e outros ministérios, realizado em Brasília entre os dias 20 e 22 de agosto. A reunião contou também com a participação dos departamentos de Estado e de Comércio dos Estados Unidos.
O encontro integrou as ações do Plano de Ação para Eliminação do Racismo e da Promoção da Igualdade Racial (Japer), acordo entre o governo brasileiro e o dos Estados Unidos. Segundo o coordenador de projetos especiais para a diversidade da Semur, Leomar Borges, que participou do evento, a expectativa é que até a segunda quinzena de setembro o GT esteja atuando.
“Estamos fazendo um levantamento junto ao Sebrae e ao nosso banco de dados, para levantar os empresários. Estamos buscando aqueles que tenham estrutura, tempo de mercado e capacidade de crescimento”,disse o coordenador. Ainda segundo Leomar Borges, a expectativa é que o Grupo de Trabalho realize uma viagem para Washington, nos Estados Unidos, no mês de dezembro, para discutir as primeiras ações e parcerias.
Fonte: Semur