Representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) responsáveis pela operação dos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014 iniciaram nesta segunda-feira (3/9) mais uma série de inspeções nas 12 arenas. Os trabalhos se repetem de seis em seis meses e começaram com reuniões virtuais, onde os projetos são analisados por meio de vídeos, fotos e plantas projetados numa tela. Nesses encontros, que ocorrem no Rio de Janeiro até quarta-feira (5/9), o desenvolvimento dos projetos de cinco das seis sedes que participarão apenas da Copa do Mundo da FIFA estão sendo analisados: Porto Alegre, Cuiabá, Natal, Manaus e Curitiba.

 

 

“É importante lembrar que neste caso as inspeções não tratam do andamento das obras dos estádios, mas sim de como eles vão funcionar durante a Copa do Mundo da FIFA, que pelo seu tamanho e complexidade exige esquemas especiais para receber bem o público e as delegações. Os técnicos da FIFA e do COL trocam informações com as sedes em assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para a transmissão de TV e hospitalidade, por exemplo”, explica o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.

 

Após o acompanhamento virtual dos cinco estádios citados, a comitiva inicia as inspeções in loco, que passarão por São Paulo, sede do sorteio da Copa das Confederações da FIFA e sede do jogo inaugural da Copa do Mundo da FIFA, e pelas cidades do torneio no ano que vem: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, lembrando que a Arena Fonte Nova e a Arena Pernambuco aguardam aval final dos técnicos da FIFA e do COL, em novembro, para serem confirmadas como sedes em 2013. As inspeções in loco vão até o próximo dia 14.

 

“Para garantirmos não apenas um estádio seguro e bonito, mas também funcional e capaz de se adaptar ao planejamento operacional traçado pela FIFA e pelo COL, esse alinhamento com as sedes é fundamental”, reforça Trade.

 

O calendário de visitas é o seguinte:

 6/9 – Maracanã – Rio de Janeiro

 

8/9 – Mineirão – Belo Horizonte

9/9 – Estádio Nacional – Brasília

10/9 – Arena de São Paulo – São Paulo

12/9 – Arena Fonte Nova – Salvador

13/9 – Arena Pernambuco – Recife

14/9 – Castelão – Fortaleza

 

Fonte: FIFA

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608