Dando sequência ao trabalho realizado ao longo de toda a gestão do prefeito João Henrique, a equipe do Ecopa – Escritório Municipal da Copa segue trabalhando em conjunto com importantes parceiros internacionais para preparar a cidade para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Esta semana o gestor do Ecopa, Leonel Leal, se reuniu com os embaixadores da Alemanha e de Angola e com o diretor geral da AECID - Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

 

No encontro com Jesus Molina, da AECID, foram discutidas algumas ações que já estão sendo realizadas para fortalecer o turismo afro no Candeal, a exemplo da capacitação dos moradores do bairro. O projeto, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Sebrae, Senac, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e as associações comunitárias locais, visa a promoção do desenvolvimento sustentável, a partir de atividades econômicas diretamente executadas pelos moradores.

 

Com o projeto, o bairro tem ganhado mais visibilidade graças à proximidade dos megaeventos esportivos. Um outro local que promete atrair turistas durante a Copa é o Centro Histórico de Salvador, onde está localizada a Casa de Angola.  Ela deve ser transformada em um espaço lusófono de referência. A ação é mais uma parceria prevista no Termo de Geminação entre as cidades de Salvador e da capital Angolana, Luanda, que vai ser assinado no próximo mês e foi um dos temas da visita do embaixador Nelson Manuel Cosme.  

 

Para o gestor do ECOPA, Leonel Leal, o trabalho conjunto com outros países é essencial para preparar a cidade para os megaeventos esportivos. “Estamos intensificando as parcerias com quem já tem experiência neste tipo de evento, mas também queremos aproveitar o momento da Copa para aprimorar o intercâmbio com cidades que têm tradição de parceria com Salvador”, explica. 

 

Entre os trabalhos conjuntos de sucesso está a parceria com Munique e Kaiserlauntern. As duas cidades alemãs realizaram ações que mereceram destaque durante a Copa do Mundo da FIFA de 2006. O embaixador da Alemanha Wilfried Grolig vem acompanhando o trabalho de troca de experiência entre as três cidades que tem participação da GIZ - Agência para Cooperação Internacional do Governo Alemão. 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608