Salvador sediará a partir de hoje (07), a IX Câmara Temática da Saúde, quando serão apresentadas as ações já desenvolvidas e as planejadas pelo município para garantir qualidade no atendimento durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo.          
 

 

Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde fará uma apresentação dos serviços exitosos prestados durante o carnaval, quando a cidade recebe cerca de dois milhões de turistas. Este ano, por exemplo, foram realizados mais de 7 mil atendimentos através dos 13 módulos assistenciais (postos de saúde) instalados nos principais circuitos da folia durante os sete dias de festa. “Salvador tem experiência em eventos de massa. A qualidade dos serviços prestados durante o carnaval nos credencia para receber grandes eventos”, afirmou Dr. Edivan Santana, Coordenador Municipal de Urgência e Emergência.

 

Outro tema que também será destacado refere-se às atividades de Vigilância à Saúde desenvolvidas através das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e de Saúde Ambiental, Coordenação DST/Aids, Centro de Controle de Zoonoses e Saúde do Trabalhador, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e redução de riscos.

 

A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades-sede: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os debates envolvem ainda especialistas das três esferas de governo, além de especialistas internacionais em eventos de massa. A unificação das ações planejadas pela Câmara é fundamental para o sucesso do país na Copa do Mundo, considerando a característica de cada uma das sedes.

 

Na capital baiana, o evento está sendo promovido com o apoio do Governo da Bahia, através da Sesab e Secretaria para Assuntos da Copa, e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Escritório da Copa. “Pela sua tradição em realizar grandes eventos e receber muitos turistas nacionais e internacionais, Salvador vem se consolidando como uma cidade-sede referência na preparação para a Copa do Mundo. A exposição do trabalho bem sucedido da SMS será de grande valia para os participantes da reunião”, afirmou o gestor do Ecopa, Leonel Leal.

 

A IX Câmara Temática da Saúde será aberta às 19 horas de quarta-feira (07) no Hotel Fiesta (Itaigara), e segue até o dia 09 de novembro.

 

Confira a programação

 

Fonte: SMS

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608