Entre os dias 7 e 9 de novembro, Salvador sediou a IX Câmara Temática da Saúde. O evento trouxe a Salvador representantes de todas as 12 cidades-sedes da Copa de 2014 para discutir o plano operativo de Saúde durante o Mundial. Entre as ações de saúde bem sucedidas tratadas no encontro, está o Carnaval de Salvador, que foi tema de mesa redonda presidida pela Secretária Municipal de Saúde, Tatiana Paraíso.

 

Durante os três dias, especialistas de diversas partes do país e também do exterior foram convidados a discutir aspectos relacionados à prevenção em grandes eventos, a exemplo de ações de vigilância em saúde e prevenção a doenças infecciosas associadas a grandes massas, além de assuntos mais específicos como o próprio Plano de Emergência, Contingência e Ação para a Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA de 2014.

 

Na abertura do evento o gestor do ECOPA – Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal, deu as boas vindas aos participantes e refletiu sobre a importância do trabalho conjunto para os megaeventos esportivos que vão acontecer no país a partir do ano que vem. “É preciso que todos se debrucem no projeto para que a construção seja coletiva. Entre os desafios de Salvador está justamente a governança. Tudo precisa estar articulado para que possamos deixar um expressivo legado a partir de2013”, ponderou Leal. Já o coordenador da Câmara de Saúde e secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, ressaltou que a Copa vai trazer aprimoramento para o Sistema Único de Saúde. O secretário estadual da saúde, Jorge Solla, e o secretário estadual da Copa, Ney Campello também participaram do evento.

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608