As obras de requalificação das quadras esportivas, que integram o projeto do novo Parque de Lazer e Esporte da Boca do Rio, a ser construído na área ocupada pela antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, já estão em andamento. Nesta fase, estão sendo reformadas as quadras poliesportivas, de tênis e saibro para a prática de futebol, além das ciclovias e a calçada da orla.

As obras foram iniciadas há cerca de 15 dias e o prazo para conclusão não foi definido. A intervenção vai garantir mais uma área de lazer e esporte aos soteropolitanos. O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), está estimado em cerca de R$ 3 milhões. Será custeado pela Fundação Odebrecht, como contrapartida pela realização das obras do emissário da Boca do Rio, e executado pela empresa Foz do Brasil.

A construção do novo Parque de Lazer e Esporte é o resultado de um Termo de Ajuste e Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Estado, assinado pelo prefeito João Henrique. O parque ocupará uma área de aproximadamente 80 mil m² (dos quais 18 mil m² equivalem à área específica da sede do clube e outros 15 mil m² à área de restinga).

No novo espaço, os soteropolitanos e turistas vão desfrutar de três quadras poliesportivas, três campos de futebol, ciclovia, trilha para caminhadas, calçadas, parques infantis e estacionamento, cinco quiosques multiuso, área de ginástica, bicicletário, um mirante e um local para atividades culturais e comunitárias.

“É um projeto para a construção de um espaço de lazer que vai permitir o resgate de uma grande área verde e da vista da orla atlântica, com a requalificação da orla de Salvador”, afirmou o gestor da Sedham, Paulo Damasceno. Segundo ele, a sede de praia do Esporte Clube Bahia já foi declarada de utilidade pública, para efeito de desapropriação.

Fonte: Secom