A cultura da capital baiana e o clima da Copa do Mundo tomaram conta das telas produzidas pelos alunos da Fundação Cidade-Mãe (FCM), da Prefeitura de Salvador. A abertura da exposição, ocorrida nesta terça-feira (4), no Centro Cultural da Câmara, contou com a premiação dos melhores trabalhos, além de apresentações de dança, capoeira, samba de roda, teatro e artes, encenadas pelos jovens atendidos nas empresas educativas da instituição.

A exposição é resultado do 1º Concurso de Pintura da FCM, que reúne 34 telas de estudantes das oficinas de artes visuais. Os trabalhos foram divididos em duas categorias - de 7 a 12 anos e de 13 a 17 anos - e tiveram como tema "O que tem Salvador para mostrar na Copa 2014?". Os seis autores das melhores telas - três de cada categoria - receberam kits de pincel e tinta como brinde, entregues pelo presidente da FCM, Luis Rogério Mendes.

O concurso movimentou os estudantes das unidades educativas da FCM de Saramandaia, Coutos, Roma e Canabrava, além das mantidas em parceria com o Cristo É Vida (Chapada do Rio Vermelho) e a AABB (Piatã). "A gente vê essa exposição como algo dentro da proposta da fundação, que é de resgate da autoestima. Além disso, também foi promovida a socialização das informações sobre a Copa do Mundo e o que a competição traz como legado para a cidade" destacou a gerente de Educação Básica da FCM, Vivianne Rezende.

Assim que soube do tema, Juliana Sales, de 14 anos - aluna a três anos da unidade educativa de Piatã-, começou a fazer pesquisas sobre o assunto e compor imagens para a sua obra. A tela, composta por uma taça que reúne diversos elementos de Salvador, foi uma das premiadas. "Com a pintura, quis dizer que a cidade tem muito potencial para receber a Copa e que acredito que o Brasil possa ganhar a competição", revelou a estudante. O educador do curso de artes visuais e orientador de Juliana, Julio Cardoso, salientou que o concurso foi mais uma oportunidade de trazer novos conhecimentos aos jovens. "O mais importante foram as etapas de preparação das telas, com o trabalho de conscientização e de importância da cultura baiana, tendo como gancho a competição mundial de futebol", completou.