Nesta quinta-feira (27), às 14h, a administração municipal receberá das mãos conselheiro eleito do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, Eliezer Cruz, o Plano de Relações Públicas de Salvador para a Copa do Mundo da FIFA. A cerimônia de entrega acontecerá na sala de reuniões do Palácio Thomé de Souza, localizado no Centro.

O documento atende às recomendações da FIFA para as sedes, e visa à otimização das ações de Comunicação Social das cidades, para que se beneficiem ao máximo com a realização dos megaeventos esportivos.

Fruto de uma iniciativa inédita no Brasil, o plano de RP de Salvador é resultado da parceria firmada entre o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) e o Conferp, em dezembro do ano passado. Ele foi construído de forma coletiva, reunindo profissionais da cidade, que pensaram estratégias de comunicação para a capital baiana, contemplando temas, como a mensagem de Salvador, a gestão de relacionamento, a hospitalidade, a Arena Fonte Nova e a exposição da cidade.

O plano destaca também a importância da popularização das ações relacionadas à Copa e o envolvimento dos bairros de Salvador, a valorização da cultura soteropolitana, a melhoria dos serviços relacionados ao turismo, a promoção do esporte, a realização de políticas inclusivas e a sustentabilidade.

Para o gestor do Ecopa, Leonel Leal, o processo de criação do documento e a sua posterior execução serão um marco no diálogo entre a sociedade civil e a administração municipal. “Esse é um exemplo bem-sucedido de construção de um legado institucional em que a população de Salvador participa ativamente da preparação da cidade para a Copa. A parceria entre o poder público e entidades representativas confere ao evento um caráter democrático, que atende às necessidades das diversos setores da sociedade”, afirmou Leal.