Considerado o centro das atenções numa partida de futebol, o campo da Arena Fonte Nova que terá 105 m x 68 m, com uma distância de apenas 10m nas laterais e 12,30m nas linhas de fundo, em relação às arquibancadas, está em andamento com a finalização do sistema de drenagem à vácuo do gramado, que já chega a 70% de conclusão. Os dados, fechados em dezembro de 2012, também mostram que a Arena passou dos 90% de avanço físico na obra.

Seguindo normas internacionais de qualidade e eficiência, este sistema - drenagem à vácuo - possui um conjunto moto-bomba que faz a drenagem forçada das águas pluviais, eficiente quando ocorrer chuvas muito fortes. Além disso, o mesmo sistema pode aerar o solo, melhorando as condições para o desenvolvimento da grama que será a Bermuda, do tipo Celebration, e ocupará uma área de 9 mil m².

O plantio da grama será tipo sprig e o solo vai receber um reforço em fibra sintética misturado no substrato. As mudas virão de fornecedores localizados nos estados de Sergipe e Rio Grande do Norte. O início do plantio do gramado da Arena Fonte Nova está previsto para a terceira semana de janeiro.

Outras frentes de trabalho

Mais de 6 frentes de serviços são realizadas paralelamente: acabamentos, cujo andamento são pisos: 96% e revestimentos: 87%. As instalações (hidráulicas, elétricas, TI etc) chegam a 88% e o edifício garagem tem 85% da estrutura executada. Os dados foram fechados em 31/12/2012.

Neste momento, 3.150 colaboradores, entre administrativo, operários, engenheiros, técnicos e terceirizados, se revezam em três turmas que trabalham 22 horas por dia.

Assentos

A colocação dos assentos da Arena Fonte Nova está 30% concluída. As cores utilizadas (tons de verde) remetem a paleta utilizada na marca da Arena Fonte Nova, que traduzem as águas esverdeadas do Dique do Tororó - único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serão três tipos de assentos rebatíveis, sendo que para o público geral os assentos são sem braço e para o público da área de hospitalidade (localizada no setor leste da arena) são com braço. Ambas possuem encosto confeccionado em resina plástica. Já as cadeiras que servem aos camarotes possuem assento acolchoado com braço e estofamento em poliuretano. A conclusão desta etapa está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2013.

Cobertura

Mais de 12% da membrana da cobertura da Arena Fonte Nova já foi instalada. A tecnologia inédita no Brasil traduz conceitos de sustentabilidade e inovação. Para este processo está sendo mobilizada uma equipe com 75 pessoas, entre os quais montadores alpinistas especializados em construção civil. Flexível, resistente e auto-limpante, a membrana é confeccionada com uma matéria-prima chamada PTFE - plástico de alta performance reforçado com fibras de vidro.

 

 Fonte: Consórcio Arena Fonte Nova

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608