O Consórcio Construtor da Arena Fonte Nova esclarece que:
1 – Não houve nenhuma alteração no material utilizado na cobertura da Arena.
A membrana da cobertura da Arena Fonte Nova é flexível, resistente e auto-limpante. Começou a ser instalada em 13/12/2012 e trouxe para o Brasil uma tecnologia inédita que traduz conceitos de sustentabilidade e inovação. Essa membrana é a mesma que foi colocada em diversos estádios do mundo, como: o Estádio Nacional de Varsóvia (Polônia) e o Estádio de La Plata (Argentina). No Brasil, a mesma tecnologia será aplicada na cobertura do Maracanã (RJ) e do Mané Garrincha (DF).
2 – A membrana é confeccionada com uma matéria-prima chamada PTFE - plástico de alta performance reforçado com fibras de vidro.
O processo de confecção da membrana começa nos Estados Unidos, com a produção da matéria-prima e, depois, segue para a manufatura em Tihuana, no México. Testes realizados nos EUA mostraram alta resistência às correntes de ventos, além de durabilidade e facilidade em manutenção e limpeza. Esse material já está armazenado no canteiro de obras desde setembro de 2012.
3 – A instalação da membrana seria feita através da utilização de guindastes posicionados dentro do campo, mas com a necessidade de liberar a área do gramado para a preparação do sistema de drenagem à vácuo, atendendo a uma solicitação da FIFA, o Consórcio Construtor mudou a estratégia e passou a executar a instalação por meio de uma equipe de montadores alpinistas especializados em construção civil, liberando assim a área do campo.
Enviado pela assessoria de imprensa da Arena Fonte Nova, em 07/01/2012.