O governo federal deverá lançar na próxima semana, em Brasília, seu próprio programa de voluntários para a Copa do Mundo. Trata-se de uma nova seleção de candidatos, diferente da iniciada pela Fifa em agosto do ano passado. Na primeira etapa, deverão ser selecionados sete mil voluntários para a Copa das Confederações de 2013.
Os participantes do programa do governo serão preparados para prestarem auxílio aos torcedores nas cidades-sedes da competição: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife. Os voluntários deverão atuar em áreas de fluxo de pessoas, como aeroportos, shopping centers, pontos turísticos, hotéis, Fan Fests e festas públicas.
Após o lançamento do programa, os interessados deverão fazer o cadastro pela internet, em um portal próprio do Ministério do Esporte, que contará com uma rede social exclusiva para os voluntários. O prazo para inscrição será até o dia 16 de fevereiro.
Para a Copa do Mundo de 2014, o governo federal pretende selecionar um milhão, de ajudantes, sendo 100 mil voluntários efetivos e 900 mil apoiadores (pessoas cadastradas, que participam das redes sociais, mas não foram selecionadas para trabalhar como voluntários).
Fonte: Globo Esporte