A CBF confirmou nesta terça-feira (15.01) que a Seleção Brasileira enfrentará a Inglaterra em 2 de junho de 2013, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com isso, são quatro os compromissos da equipe nacional confirmados em 2013 antes da Copa das Confederações. O confronto com os ingleses terá dois capítulos. Antes do amistoso no Maracanã, o técnico Luiz Felipe Scolari reestreia em 6 de fevereiro à frente da equipe brasileira em Londres, no estádio de Wembley, diante da seleção dos donos da casa. Em 21 de março, o compromisso será diante da Itália, em Genebra, na Suíça. Quatro dias depois, novo duelo em Londres, desta vez contra a Rússia, no estádio Stamford Bridge, do Chelsea.
A primeira convocação de Felipão desde que retornou ao comando da equipe canarinho será em 22 de janeiro. “Ir a Londres duas vezes em menos de três meses à frente da Seleção é uma alegria grande. Será uma oportunidade de agradecer à torcida do Chelsea pelo carinho e ótima convivência que tive com eles”, disse Scolari. Sobre o jogo no Rio, o treinador considerou estratégico na preparação para a Copa das Confederações FIFA 2013. “Nada melhor do que enfrentar um adversário da expressão da Inglaterra 15 dias antes do torneio. Será um grande jogo, um clássico mundial, daqueles que todos gostariam de participar”.
O técnico inglês Roy Hodgson, que esteve no Rio de Janeiro em novembro passado, disse que se sentia orgulhoso pelo fato de sua seleção ter a oportunidade de jogar quase 30 anos depois no Maracanã, em uma das arenas da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Histórico do confronto no Maracanã
A partida entre Brasil e Inglaterra em 2 de junho de 2013 será a sexta entre as duas seleções no estádio. A vantagem do confronto é brasileira: três vitórias, um empate e uma derrota.
O primeiro jogo aconteceu em 13 de maio de 1959, com 117.230 presentes. Houve uma estrondosa vaia quando foi anunciada a escalação da Seleção Brasileira, com o ponta-direita Julinho com a camisa 7, no lugar de Garrincha. O jogador, entretanto, foi autor de um gol e do cruzamento para o outro, marcado pelo centroavante Henrique, na vitória do Brasil por 2 a 0. A vaia deu lugar a aplausos.
O segundo amistoso foi válido pela Taça das Nações, competição disputada em 1964 no Rio de Janeiro e São Paulo por Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal. No dia 30 de maio daquele ano, no Maracanã, a Seleção goleou a Inglaterra por 5 a 1. Rinaldo (dois), Pelé, Julinho e Roberto Dias marcaram os gols brasileiros. Jimmy Greaves fez o gol inglês.
O Maracanã recebeu 105.649 pagantes no dia 12 de junho de 1969, na vitória de virada do Brasil por 2 a 1. Colin Bell abriu o marcador. Tostão e Jairzinho fizeram os gols da Seleção Brasileira.
O quarto jogo foi disputado em 8 de junho de 1977, com empate em 0 a 0 e público de 77.130 pagantes. O último amistoso disputado no Maracanã foi há 29 anos, em 10 de junho de 1984. A Inglaterra venceu por 2 a 0, com gols de John Barnes e Mark Hateley.
Fonte: CBF