O Ecopa irá marcar presença no Workshop Protocolos de Segurança para Grandes Eventos na Bahia, que será realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro, na Faculdade de Tecnologia e Ciências, localizada na Paralela.

O evento irá reunir representantes municipais e estaduais que irão integrar as Oficinas Temáticas da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil da Bahia. Seu principal objetivo é a elaboração, sistematização e consolidação assistida dos Protocolos Integrados de Segurança Pública, em elaboração pelas Oficinas Temáticas da Comissão Estadual de Segurança Pública para Grandes Eventos (CESPDC), e seguem as orientações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ).

Os documentos contam ainda com a colaboração de consultores nacionais e internacionais que já vivenciaram eventos esportivos de grande porte. Tais protocolos serão utilizados já na Copa das Confederações da FIFA 2013 e revisados para Copa do Mundo da FIFA 2014, servindo de legado para Segurança Pública para a sociedade baiana.

O workshop é realizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) e a CESPDC-BA. Entre os órgãos municipais previstos para participar do evento, destacam-se a Defesa Civil de Salvador, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) e a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).

Representando o Ecopa, o secretário Isaac Edington destaca a importância do planejamento para a realização dos megaeventos esportivos. “Estamos a menos de seis meses para a Copa das Confederações. Vamos juntar esforços para que o planejamento de Salvador seja o mais eficiente possível e garantir que os eventos sejam organizados e seguros”, afirmou o secretário.

Fonte: Ecopa