O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa) entregou mais de 300 certificados de qualificação profissional a trabalhadores da Bahia. Realizados pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), os cursos capacitaram moradores dos municípios de Cairu, Gamboa, Boipeba, Morro de São Paulo e Galeão nas áreas de organização de eventos, recepcionista de meios de hospedagem, camareira, condutor de visitantes, além dos níveis básicos de idiomas – inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A qualificação foi oferecida pelos Ministérios da Educação e do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).
A previsão é que, até 2014, cinco mil trabalhadores sejam capacitados pelo Pronatec Copa na Bahia. A ação pretende qualificar os profissionais para atuar na área de turismo durante os megaeventos esportivos que serão sediados pelo país, como a Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho de 2013, e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. No estado, o programa tem ações previstas para os municípios de Salvador, Cachoeira, Cairu, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe e Vera Cruz.
Durante o evento, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, ressaltou a importância da capacitação profissional para o desenvolvimento do turismo local e pediu aos empresários da região para dar oportunidades de trabalho aos profissionais capacitados. “Tenho certeza que o principal legado da Copa de 2014, no Brasil e na Bahia, será a formação do capital humano. A formação de profissionais abre as portas da integração econômica. É preciso começar esse trabalho pela qualificação”, disse o secretário.
Quem também investiu na qualificação do Pronatec para deslanchar na carreira foi Edilva Sousa. Com apenas 17 anos, a estudante fez o curso de recepcionista de meios de hospedagem para somar conhecimentos à experiência que já tem. “Apesar da idade, já trabalhei como recepcionista de hotel, mas agora sei mais sobre a função. Estou capacitada para fazer um bom trabalho no hotel que me contratar e sei que a responsabilidade é grande”, analisou a formanda.