O projeto para a implantação do Centro Integrado de Gestão e Emergências (Cige) em Salvador foi apresentado ao público ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). O Cige foi planejado para atender às necessidades de segurança pública e defesa civil durante os grandes eventos esportivos como Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
“A ideia é publicar os requisitos que a Secretaria de Segurança Pública entende por essenciais e ouvir os fornecedores para que eles tragam sugestões que venham aprimorar este termo de referência. Quatorze empresas já mostraram interesse no projeto”, disse o superintendente de Gestão e Tecnologia Organizacional da SSP, Expedito Teixeira de Carvalho Filho.
De acordo com o secretário Maurício Barbosa, inicialmente o equipamento será implantado no Parque Tecnológico, até a Copa das Confederações, e depois será instalado definitivamente em um terreno no Centro Administrativo.
Barbosa explicou também que o centro ficará como um legado para a cidade. No local trabalharão agentes que vão receber as chamadas do telefone 190, e operadores de câmeras de monitoramento da cidade. Até a Copa do Mundo 2014, Salvador terá 600 câmeras de monitoramento instaladas.
Fonte: Governo da Bahia