Um movimento liderado pelas principais entidades empresariais baianas promete sensibilizar o soteropolitano a fazer a sua parte para que a cidade seja mais bela, humana e melhor de se viver. O 'Salvador Viva Ame Cuide' é o título do movimento que o Fórum Empresarial da Bahia lançou hoje (29), às 8h, na Casa do Comércio (3º andar), unindo os mais diversos segmentos da sociedade civil.
 

"É mais que uma campanha. Queremos resgatar no soteropolitano a necessidade da constante declaração de amor à nossa cidade. Declarações expressas não apenas através de frases, e sim a partir de um novo comportamento, de zelo, carinho, cuidar bem, ter orgulho das belezas da nossa cidade, conservá-las e protegê-las", explica Renato Tourinho, coordenador do movimento, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade-Bahia (Abap-Ba), entidade que integra o Fórum Empresarial Da Bahia.

 

Sem fins lucrativos, e envolvendo segmentos da sociedade civil e empresarial, o movimento reúne artistas, empresários, publicitários, todos juntos para resgatar o sentimento de amor e zelo por Salvador. O movimento irá estimular uma mudança concreta de atitude e cuidado dos soteropolitanos com sua cidade. 

 

O projeto

Segundo Victor Ventin, presidente do Fórum Empresarial Da Bahia, "Salvador, por sua importância histórica, cultural e afetiva, merece viver dias melhores. É por essa razão que o Fórum, por meio das 22 entidades que o compõem, apoia o Movimento Salvador, Viva, Ame, Cuide. Os problemas que nos afligem são tantos, que uma iniciativa com o intuito de sensibilizar a todos na superação deles é muito bem vinda".

 

Vários artistas gravaram depoimentos para a campanha do movimento, e o ator Vladimir Brichta estreia o filme de lançamento. Todos sem cobrar cachê. Cresce diariamente o número de empresas que querem aderir ao movimento com doações. Todas as contas serão transparentes e estarão expostas no site do movimento: www.salvadorvivaamecuide.com.br.

 

A ideia do movimento surgiu da percepção das lideranças empresariais baianas do distanciamento dos soteropolitanos em relação à conservação da cidade, incluindo os seus patrimônios naturais e históricos. Identificaram também a necessidade de uma mudança no comportamento cotidiano de convívio entre as pessoas. "Não é que os soteropolitanos tenham deixado de amar Salvador. O que ocorre é que por razões diversas fomos perdendo a nossa autoestima e isso se refletiu na nossa relação direta com a cidade", argumenta Tourinho. 

 

Expectativa

O movimento pretende alterar comportamentos como o de jogar lixo na rua, pichar e depredar monumentos e prédios, estacionar carros na calçada, ouvir som acima do volume permitido e urinar nas vias públicas. Ao mesmo tempo, os idealizadores do Salvador Viva Ame Cuide pretendem motivar o soteropolitano a vivenciar a sua cidade, visitando os recantos turísticos, frequentando seus restaurantes e bares, usufruindo da sua programação artística e cultural. Ainda de acordo com Ventin, "É importante a participação da sociedade para que esta seja uma iniciativa vitoriosa, capaz de transformar para melhor a nossa realidade".  

 

"Temos uma cidade que desperta a curiosidade de pessoas do mundo inteiro, que vêm aqui conhecer o nosso patrimônio histórico, a nossa cultura, a hospitalidade e alegria da nossa gente. Precisamos não só valorizar toda essa riqueza, como aproveitá-la da melhor forma possível, usufruindo, conservando e protegendo, para que sempre possamos ter essa riqueza à nossa disposição", ressalta o presidente da Abap-Ba e Coordenador da campanha liderada pelo Forum Empresarial.

 

Fórum Empresarial da Bahia

O evento se constitui num movimento preocupado com os superiores interesses do Estado e congrega as mais importantes e representativas entidades dos diversos segmentos empresariais do Estado da Bahia.

 

 

Fonte: IBahia

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608