As ações da “Semana do Brasil na Espanha”, promovida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), terminaram ontem (29.01), quando foi iniciada em Madri mais uma edição do Goal To Brasil. Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, o país estará presente na Fitur (Feria Internacional de Turismo), na mesma cidade. “A série de eventos que começou com o Madri Fusión, entre os dias 21 e 23 de janeiro, nos permitirá diversificar e fortalecer a imagem do Brasil por meio dos nossos atrativos turísticos, culturais e esportivos”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O Goal To Brasil Madri, idealizado para promover as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, reuniu mais de 150 profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagens do mercado espanhol. Jornalistas e formadores de opinião também foram
convidados para o evento. A programação prevê uma coletiva de imprensa e apresentações sobre os destinos turísticos do Brasil. No final, acontecerá a Vivência Brasil, quando os profissionais conheceram melhor a cultura de Fortaleza (CE), cidade-sede anfitriã dessa edição. O cardápio envolveu a preparação de caldinho de feijoada, carne-de-sol com banana e batata-doce, camarão ao leite-de-coco, cocada de forno. Tudo isto foi animado pela sanfona de Waldonys e por dançarinos de forró.
O Goal to Brasil já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris e Lisboa. A ação contou com a parceria dos Ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e das Relações Exteriores. Também participaram os governos do Estado cuja cidade-sede é anfitriã, órgãos oficiais de Turismo dos Estados e das cidades, além das Unidades Gestoras da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Já a Fitur, que acontece entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, conta com um estande do Brasil de 796 m², onde a Embratur contará com 43 co-expositores. A feira é o principal evento de turismo realizado no mercado espanhol. Ao longo de 33 edições, se tornou um importante ponto de encontro para profissionais do segmento turístico, com dois dias abertos para o público final. Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur LGBT, Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech (Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos na África).
Em 2012, o evento recebeu 210 mil visitantes, sendo que 119 mil correspondiam a participantes profissionais e 91 mil, público final. Estiveram presentes também 6,3 mil jornalistas vindos de 54 países.
Aumento de turistas espanhóis
Fonte: Portal da Copa / Embratur