Os programas do Ministério do Esporte e as oportunidades geradas pelos grandes eventos esportivos – Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 – foram o tema da palestra do ministro Aldo Rebelo nesta quarta-feira (30.01), durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. “Esse é o papel do governo federal: promover, com políticas públicas e com ações, o equilíbrio que a realidade às vezes nega”, disse o ministro.

Para Aldo Rebelo, Copa do Mundo e Olimpíadas não se restringem à competição esportiva. “São uma oportunidade de desenvolvimento do próprio esporte, turismo, engenharia e telecomunicações. Copa e Olimpíadas juntas podem gerar 3,6 milhões de empregos no Brasil. O governo terá grande retorno na geração de renda e de tributos que esses investimentos produzirão para a União, estados e municípios”, afirmou.

De acordo com o ministro, é importante que o governo federal adote a política de nacionalização dos grandes eventos. “A Copa do Mundo não pode gerar benefícios apenas para as 12 cidades-sede, e as Olimpíadas para a cidade do Rio de Janeiro. Por essa razão, criamos o plano de nacionalização, para que os municípios tenham a infraestrutura básica para a prática do esporte. O governo está cobrindo 5 mil quadras em escolas públicas e vai construir outras 5 mil, para que a infraestrutura básica comece por onde deve começar”, ressaltou.

Em relação às ações do ministério, Aldo Rebelo destacou a atuação dos programas Esporte e Lazer da Cidade, Vida Saudável e Segundo Tempo. “O Segundo Tempo é o mais universal dos programas do governo federal, com cerca de 7,5 mil núcleos em 1.393 municípios. Vou procurar estendê-lo a todos os municípios da fronteira, que são os mais afastados.”

O ministro acrescentou que o esporte educacional e o de lazer são a base do alto rendimento. “A universalização é a chave que nos permitirá obter no alto rendimento um melhor resultado e, ao mesmo tempo, oferecer às crianças a possibilidade da prática do esporte.”

Fonte: Ministério do Esporte