03/03 — Zico (60) está marcado para sempre como um dos maiores jogadores da história do futebol graças ao desempenho com a camisa do Brasil, tendo atuado no grupo que ficou conhecido como a melhor seleção a não ter conquistado a Copa do Mundo da FIFA. Disputou o Mundial três vezes consecutivas, ficando com a terceira colocação na Argentina 1978, sendo eliminado nas oitavas de final na Espanha 1982, e chegando às quartas de final no México 1986, quando os brasileiros foram eliminados pela França na disputa por pênaltis. Foi em solo espanhol que teve seu melhor desempenho, marcando quatro gols nas cinco partidas disputadas. Em território nacional, atuou somente pelo Flamengo, clube com o qual foi tetracampeão brasileiro, heptacampeão carioca e campeão da Libertadores e  do Torneio Intercontinental. Passou duas temporadas na Udinese, retornou ao rubro-negro e fez as malas para o Japão, onde penduraria as chuteiras com a camisa do Kashima Antlers, com quem ainda faturou o Campeonato Japonês. No plano individual, foi eleito Melhor Jogador do Brasil em duas oportunidades e da América do Sul em três ocasiões, além de ter se sagrado artilheiro do Campeonato Brasileiro duas vezes. Como técnico, conquistou a Copa Asiática de Seleções 2004 e disputou a Copa das Confederações da FIFA no comando do Japão, classificando o país em seguida para a Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006. Após rápidas passagens por Fenerbahçe, pelo uzbeque Bunyodkor e ainda por CSKA Moscou e Olympiakos, chegou a dirigir o Iraque nas eliminatórias para o Brasil 2014, mas acabou deixando o posto no início dos jogos de volta da fase decisiva.

04/03 — Landon Donovan (31) faz parte do grupo de jogadores que mais disputaram partidas oficiais da FIFA com a camisa dos Estados Unidos. Isso porque participou das três últimas edições da Copa do Mundo da FIFA — Coreia/Japão 2002, Alemanha 2006 e África do Sul 2010 —, marcando dois gols na primeira e três na última delas, totalizando 12 jogos dentro de campo. Participou também da Copa das Confederações da FIFA 2003 e foi vice-campeão da edição de 2009, quando os americanos foram derrotados pelo Brasil em solo africano. Durante a juventude, representou seu país na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 1999 e na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2001. Contribui diretamente com a conquista da Copa Ouro, mesmo torneio em que ficou com o vice em 2011. Na cena olímpica, esteve presente no Torneio de Futebol em Sydney 2000. Iniciou a carreira pelo Bayer Leverkusen, transferindo-se de lá para o San José Earthquakes e faturando o bicampeonato americano. Já com o Los Angeles Galaxy, foi tricampeão nacional e conquistou a Copa dos Estados Unidos uma vez. Ainda na Califórnia, foi emprestado para Bayern de Munique e Everton. No âmbito pessoal, foi eleito Melhor Jogador do Campeonato Americano quatro vezes e sagrou-se artilheiro da Copa Ouro e da MLS em uma oportunidade.

05/03 — Mahmoud Abdel Razek (27), mais conhecido como Shikabala, é um dos jogadores de maior talento do Campeonato Egípcio. Foi revelado pelo Zamalek, onde iniciou a carreira profissional mais de dez anos atrás. Com o gigante do Cairo, foi bicampeão egípcio e conquistou a Liga dos Campeões da África, a Supercopa da África e uma Copa da UAFA. Após passagem de dois anos pelo grego PAOK, retornou ao Zamalek e faturou a Copa do Egito. Chegou a ser emprestado para o Al Wasl, dos Emirados Árabes, no início da temporada, mas voltou rapidamente ao Cairo. Com a seleção nacional, levantou a Copa Africana de Nações 2010 e a Copa do Mundo Militar de Futebol 2007. Participou ainda da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Holanda 2005, mesmo ano em que chegou ao vice-campeonato do torneio africano na categoria no.

06/03 — Kevin Prince Boateng (26) fez parte da impressionante campanha de Gana na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, quando o país foi eliminado apenas na nas quartas de final, na disputa por pênaltis. Nascido na Alemanha, foi formado pelo Hertha de Berlim e acabou conquistando espaço na equipe principal. De lá, transferiu-se para o Tottenham, onde foi campeão da Copa da Liga. Após rápida passagem pelo Borussia Dortmund, assinou com o Portsmouth, clube que ajudou a colocar na final da Copa da Inglaterra. Foi transferido para o Genoa, mas imediatamente cedido ao Milan. Com os rossoneri, foi campeão italiano e da Supercopa da Itália.

07/03 — Mathieu Flamini (29) entrou para o grupo dos grandes volantes do futebol mundial. Com o Olympique de Marseille, demonstrou grande talento na conquista do vice-campeonato da Copa da UEFA. Contratado pelo Arsenal, faturou a Copa da Inglaterra e o Community Shield, mas perdeu a final da Liga dos Campeões da UEFA para o Barcelona. Após quatro temporadas na capital inglesa, transferiu-se para o Milan, onde foi campeão italiano e da Supercopa da Itália.

08/03 — Rafik Djebbour (29) ajudou a Argélia a conseguir uma vaga para sua terceira Copa do Mundo da FIFA, na África do Sul 2010, emprestando seus esforços para o crescimento do futebol nacional. Passou toda a carreira na Europa. Fruto do centro de formação de jogadores do Auxerre, assinou com o belga Louviéroise antes de ser adotado pela torcida grega. Com passagens prévias por Atromitos e Panionios, acabou levando o AEK de Atenas para a final da Copa da Grécia. Em seguida, transferiu-se para o Olympiakos, onde se sagrou bicampeão nacional e campeão da Copa da Grécia.

09/03 — Youri Dkorkaeff (45) deixou uma marca indelével na história do combinado francês ao faturar a Copa do Mundo da FIFA França 1998, a Euro 2000 e a Copa das Confederações da FIFA 2001. Disputou também a Euro 1996, deixando a seleção após participar da eliminação precoce do país no Mundial da Coreia/Japão 2002. Revelado pelo Grenoble, passou a defender mais tarde Strasbourg e Monaco. Conquistou no principado seu primeiro título de expressão, a Copa da França. Assinou contrato com o Paris Saint-Germain, onde ergueu a Supercopa da França e a Recopa Europeia. Com a Inter de Milão, foi campeão da Copa da UEFA. Passou ainda por Kaiserslautern, Bolton e Blackburn, pendurando as chuteiras pelo MetroStars de Nova York.

Fonte: www.fifa.com

Foto: Getty Image

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608