Está chegando o momento da utilização das seis arenas na Copa das Confederações. Com o objetivo de prever a operação nos estádios, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) iniciam, nesta quarta-feira (6/2), a última etapa de inspeções operacionais nos estádios das seis sedes da competição: Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Vale lembrar que esta inspeção não tem nenhuma relação com a visita do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, que também está noBrasil.

Este trabalho de inspeções operacionais, que não trata de avaliação das obras, começou em 2010, de maneira virtual, na sede do COL, no Rio de Janeiro. Em 2011, antes da confirmação das seis sedes, aconteceu a primeira visita aos estádios. Os seis estádios foram novamente visitados em setembro e agora chegam ao momento decisivo.

“Desta vez, nosso objetivo não é mais entender como os estádios poderão funcionar quando estiverem prontos, pois alguns já foram inaugurados e outros estão muito próximos da conclusão. Agora, vamos poder verificar cada questão do planejamento realizado nos últimos três anos na prática. Inclusive, poderemos verificar cada acesso e cada fluxo, sugerindo soluções e podendo prever a operação nos jogos do mês de junho. Será um exercício interessante para podermos realizar os eventos testes a partir de abril”, explica o gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes.

Participam desta inspeção cerca de 60 representantes do COL e da FIFA nas áreas de Eventos, Serviços ao Espectador, Finanças, Limpeza e Administração de Resíduos, Competições, Operações de Imprensa, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia da Informação, Credenciamento, Segurança, Marketing, Médica, Ingressos, Transporte, Alimentação, Voluntários, Logística e Hospitalidade. 

O calendário de visitas é o seguinte:

 

6/3 – Maracanã – Rio de Janeiro (nova data a confirmar)

7 e 8/3 – Arena Pernambuco – Recife

9/3 – Castelão – Fortaleza

10 e 11/3 – Estádio Nacional – Brasília

12/3 – Mineirão – Belo Horizonte

13 e 14/3 – Arena Fonte Nova – Salvador

 

Fonte: Fifa.com

Foto: Nilton Souza

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608