A partir da próxima segunda-feira (11), começa a primeira etapa efetiva de treinamento para a Copa das Confederações dos candidatos do programa Brasil Voluntário. As atividades são à distância e todas online, e os candidatos terão um mês para completar os módulos, ou seja, até 11 de abril.

Neste primeiro momento o candidato pode pausar e retomar um módulo quando quiser. Só passam para a próxima fase aqueles que completarem as atividades no prazo. O acesso ao ambiente do treinamento será na própria rede social do Brasil Voluntário.

Entre os conteúdos programados, estão módulos como a história do esporte e do futebol, cultura e pontos turísticos das cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) e noções de inglês e espanhol.

Para começar o treinamento, o candidato deve fazer o login, para então, ter acesso aos módulos. O treinamento é composto por cinco módulos: história do esporte e do futebol, jogo do voluntário, cultura e pontos turísticos das cidades-sede, jogo do voluntário, inglês e espanhol.

Primeira etapa

A primeira parte do processo será a mais interativa. O conteúdo dos módulos será intercalado com perguntas em formatos de Quiz. Já o Jogo do Voluntário vai permitir que os candidatos adquiram conhecimento tanto sobre as cidades-sede quanto sobre o voluntariado. “O usuário recebe uma série de elementos e vai tendo missões para cumprir e decisões para tomar. Todas as ações serão formas de sinalizar o perfil de cada um”, explica a professora Cecília Leite Oliveira, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A ferramenta permitirá, por exemplo, que os usuários viajem pelas cidades que vão receber a Copa das Confederações e conheçam os principais pontos turísticos. Também será possível atender aos turistas que pedem ajuda em cada cidade e responder questionários sobre como agir em situações que poderá encontrar como voluntário.

Outro ponto destacado pela professora Thérèse Hofman, decana de extensão da UnB, é de que as questões não possuem apenas uma resposta correta. “Nossa preocupação é dar conhecimento para que a pessoa possa, a partir dali, se interessar em progredir”, afirma.

Ao fim do treinamento virtual, os candidatos que concluírem todos os módulos receberão um certificado de participação emitido pela UnB. O mesmo ocorrerá na fase presencial do treinamento e para a atuação voluntária em si, que também será certificada pela universidade.

Próxima fase

O resultado do treinamento virtual será divulgado entre 12 e 18 de abril. A fase seguinte será realizada em cada uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações. A formação acontece entre 20 de abril e 11 de maio e o resultado final do Brasil Voluntário, com o nome dos selecionados para atuar na competição que começa em 15 de junho, em Brasília, será divulgado em 22 de maio.

Brasil Voluntário

A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da Fifa e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos, festas públicas, fan fests e etc., assim como dar suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Com o objetivo de ampliar a integração entre as pessoas cadastradas, o programa conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários que atuarão na Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013 e na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Fonte: www.administradores.com.br/

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608