O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, garantiu, na manhã desta terça-feira (19), em visita a Campinas (SP), que não haverá revisão de prazos e as seis sedes da Copa das Confederações, que será realizada em junho deste ano, terão tecnologia 4G disponível até o dia 30 de abril. Bernardo admitiu, entretanto, que nem todos os estádios disponibilizaram um espaço para que a Telebrás inicie a instalação da central de telecomunicações para a internet.
"Muitas pessoas falaram que esse prazo era absurdo e que não ia dar. Estavam esperando que o governo federal prolongasse esse plano, mas eu continuo garantindo todas as sedes da copa com 4G até o dia 30 de abril", afirmou o ministro, durante a inauguração de um laboratório de testes, financiado pelo governo federal, para tecnologias deste tipo de internet móvel.
Segundo o ministro, a Anatel fez todos os procedimentos necessários e conseguiu os reursos para que a estrutura de internet e telefonia móvel esteja garantida em todos os estádios que vão sediar o campeonato este ano. "Precisamos ter 4G, não podemos abrir mão disso. As pessoas precisam estar conectadas durante a competição. A internet do estádio não pode falhar".
As cidades que vão sediar a Copa das Confederações em junho deste ano são: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Bernardo afirmou que, apesar do tamanho menor, todas elas terão conexão por fibra ótica com uma central de comunicaçoes. "Elas serão pequenas e em menor número, mas apenas uma dessas antenas tem a capacidade de atingir 50 milhões de pessoas e proporcionar internet e transmissão de dados em alta velocidade", disse.
A Telebrás está montando redes de fibraótica em todos os estádios que são sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo para que a transmissão de dados não seja prejudicada por causa da sobrecarga de acesso que vai acontecer nos estádios durante as competições. "Estamos trabalhando com as empresas de telefonia, com a Anatel e com a Telebrás para que nada saia errado. E eu garanto que não vai sair", afirmou o ministro.
"A Telebrás tem que ter uma sala reservada em cada estádio para instalar a central de comunicações, isso é muito importante". O ministro ainda disse que essa sala ainda não foi entregue em várias sedes e que vai acompanhar de perto para que isso não prejudique a instalação da tecnologia até abril.
Até agora, as duas sedes que já estão com tecnologia 4G prontas para serem usadas são Recife e Curitiba. Bernardo ainda ressaltou que o fato da capital paranaense não ser sede da Copa das Confederações evidencia que todas as 12 sedes da Copa do Mundo devem ter a tecnologia até dezembro deste ano.
"Curitiba nem é sede da Copa das Confederações e já tem 4G, ou seja, eles nem precisariam ter porque ainda não estão no limite de abril, mas já estão prontos. Eu garanto que isso vai acontecer com as outras sedes e que teremos internet 4G em todos os estádios que serão sede da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: G1 http://t.co/7rW2KheNm1