Aquecendo as turbinas para a Copa do Mundo da FIFA 2014, o Escritório Municipal da Copa (ECOPA) passa a atuar junto com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) no projeto Ruas de Lazer, a partir deste domingo, dia 17. A cada semana, o ECOPA vai levar para o Farol da Barra demonstrações e apresentações de diferentes modalidades esportivas, como rodas de capoeira, lutas de jiu-jitsu, boxe, hapkido e, claro, campeonatos de futebol. Para entrar no projeto com o pé direito, a Coordenação de Esportes do ECOPA, comandada pelo ex-goleiro e ídolo de torcedores do Bahia e do Vitória, Emerson Ferretti, vai realizar um torneio de futebol de travinha (golzinho), que promete ser diversão garantida para meninos de 8 a 10 anos. Oito times, formados por quatro jogadores cada um, poderão ser inscritos no local. O campeonato vai das 10h às 12h e a partida final será no outro domingo, dia 24. A iniciativa se soma às atividades lúdicas proporcionadas pelo projeto Ruas de Lazer, como brincadeiras em cama elástica, golzinho, totó, dominó e pingue pongue, que divertem a criançada e proporcionam momentos de integração social e puro prazer para famílias inteiras. “Esse projeto está consolidado e estamos chegando para contribuir. Acreditamos no esporte como forma de inclusão para crianças e jovens e tenho certeza de que o torneio de travinha será um sucesso”, diz Ferretti. Para o ECOPA, preparar a cidade para a Copa 2014 não se resume a tocar obras de infraestrutura, mas passa também por realizar ações sociais e de incentivo ao esporte, visando deixar um amplo legado para Salvador.