Salvador já está em clima de Copa das Confederações da FIFA 2013. A entrega da Itaipava Arena Fonte Nova ao poder público na última sexta-feira (5) e a realização do primeiro jogo no estádio ontem (7), mostraram que a capital baiana está caminhando bem para receber a competição que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho deste ano.

 

 

E a Prefeitura de Salvador está a todo vapor, visando à garantia de serviços de qualidade voltados aos cidadãos e aos turistas. Para isso, a equipe da administração municipal vai aproveitar os eventos que acontecerão na nova arena, previamente ao megaevento esportivo, para aperfeiçoar o seu trabalho.

 

Foi o que aconteceu ontem, durante a realização do clássico BaxVi. Com uma atuação articulada entre diversos órgãos, foi possível ordenar o trânsito e os profissionais autônimos, bem como garantir serviços de saúde, segurança e limpeza aos soteropolitanos que foram conferir a festa.

 

Presente no evento com 211 agentes de fiscalização, a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) desenvolveu um trabalho de ordenamento dos ambulantes, com delimitação da área de atuação dos profissionais. Mas, para que isso fosse possível, foi necessário o apoio de 160 guardas municipais, que trabalharam para garantir a proteção aos órgãos nos seus pontos de trabalho, estabelecendo barreiras e desenvolvendo atividades de controle e fiscalização. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) também disponibilizou 110 profissionais que mantiveram o entorno da arena limpo antes, durante e depois do jogo, bem como garantiu a lavagem da Ladeira Fonte das Pedras após a partida.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi representada pela Vigilância Sanitária (VISA) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo o coordenador do SAMU, Ivan Paiva, o órgão atuou do Centro de Controle e Comando, acompanhando as ocorrências médicas e apoiando o serviço de saúde privado oferecido pelo estádio. 

 

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) desenvolveu uma operação especial para o evento, com a atuação de 175 agentes. Entre as ações realizadas, destacam-se a interdição parcial e completa de vias no entorno da arena, a criação de 11zonas estacionamentos e oito pontos de táxi adicionais, bem como o reforço da frota de ônibus. Para o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Martinez, o trabalho será aprimorado na competição que acontecerá em junho. “O esquema montado para o Ba-Vi de estréia da Arena Fonte Nova pode ser considerado apenas um recorte de um projeto maior, que será executado durante a Copa das Confederações”, afirmou.

 

O êxito alcançado pelo trabalho da administração municipal foi marcado pela articulação entre as diversas instâncias. Foi o que constatou a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf, ao declarar que “este foi um Plano Piloto que deu bons resultados, pois contou com um trabalho conjunto entre os diversos órgãos da Prefeitura”.

 

Para o secretário municipal da Copa, Isaac Edington, o trabalho vai se intensificar cada vez mais, prezando pela qualidade e compromisso. “A Copa das Confederações será um momento de grande celebração para os turistas e, sobretudo, para os soteropolitanos. Nós, da Prefeitura de Salvador, estamos trabalhando para que a festa seja um sucesso”, concluiu o gestor.

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608