O governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota oficial, na tarde desta segunda-feira, afirmando que o Maracanã não será fechado para novas obras após a atual reforma para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.de 2014.

 

Na nota, o governo garante que mantém contato constante com o Comitê Rio 2016 e que as solicitações do Comitê Olímpico Internacional (COI) serão negociadas de forma harmônica, evitando, assim, um novo fechamento do Maracanã antes dos Jogos de 2016. O estádio será palco das cerimônias de abertura e fechamento das Olimpíadas.

 

Fechado desde setembro de 2010, o Maracanã está quase pronto para a Copa das Confederações. Atualmente, 95% das obras foram concluídas e o estádio terá seu primeiro evento-teste no dia 27 de mês, com o jogo amistoso entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. A partida será aberta somenta para funcionários do estádio e seus familiares.

 

Confira a nota do governo do Rio de Janeiro na íntegra

 

Diferentemente do que foi publicado por alguns veículos de comunicação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro esclarece que o estádio do Maracanã não será fechado para novas obras após a conclusão das que ocorrem atualmente e que deixarão o estádio pronto para receber a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

 

Vale ressaltar que o Governo do Estado mantém contato constante com o Comitê Rio 2016 e que há entendimento entre tais autoridades para a preparação adequada para a realização dos Jogos Olímpicos. É preciso deixar claro que as exigências e padrões internacionais são observados nas intervenções. Há, porém, solicitações que, naturalmente, sempre são negociadas entre as partes de forma harmônica.

 

Não haverá, portanto, qualquer obra de modificação do estádio do Maracanã após a que está sendo agora finalizada - salvo as do Complexo (fora do estádio propriamente dito) e que constam como encargos do futuro concessionário, já discriminadas no Edital de Licitação.

 

Comitê Organizador dos Jogos também se manifesta

 

Horas depois, também por meio de nota oficial, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 reiterou que a obra em andamento contempla todos os requisitos esportivos para os Jogos de 2016 e que eventuais adaptações para as cerimônias de abertura e encerramento serão feitas a partir de instalações temporárias. Leia na íntegra:

 

1.  A reforma do Maracanã vai transformá-lo em um dos melhores estádios do mundo e palco espetacular para as Cerimônias de Abertura e Encerramento e finais do torneio Olímpico de futebol dos Jogos Rio 2016™

 

2.  Todos os requisitos esportivos para os Jogos Rio 2016™ foram contemplados pelo Governo do Estado na obra atual do Estádio

 

3.  Os projetos das Cerimônias de Abertura e Encerramento, ainda não concluídos, serão elaborados com base nas instalações existentes do novo Maracanã

 

4.  Eventuais adaptações ao estádio para as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Rio 2016™ serão feitas, apenas, por meio de instalações temporárias

 

Fonte: Globo Esporte

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608