Evento aconteceu no Centro Cultural da Câmara, nesta quinta

A participação popular na preparação de Salvador para a Copa do Mundo de 2014 foi o tema da fala do gestor do Escritório Municipal da Copa (ECOPA) durante o Fórum de Expectativas para a Cidade, realizado no Centro Cultural da Câmara Municipal, no dia 25 de agosto. “Não há possibilidade de aproveitarmos os benefícios da Copa do Mundo se a sua preparação não for feita de forma coletiva”, afirmou Leal.
Durante o Fórum, o gestor apresentou à população as ações desenvolvidas pelo poder municipal, prezando pela construção de um legado social. Mais do que se debruçar sobre os projetos arquitetônicos que viabilizam a realização do grande evento, a prefeitura tem se empenhado em proporcionar à população benefícios que excedam ao ano de 2014.
Diante das demandas e reivindicações dos grupos comunitários presentes, Leal apresentou os princípios que baseiam a atuação municipal, que são a abrangência geográfica, repercussão social, valorização étnico-racial, fortalecimento cultural, repercussão econômica, melhor infraestrutura urbana, atenção à mobilidade, incremento na segurança, compromisso e construção coletiva e sustentabilidade.
Além do gestor do ECOPA, também participaram do evento Eliezer Cruz, assessor de gestão da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), José Rocha, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e João Pereira, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS). Como resultado do Fórum, será elaborada a Carta do Povo de Salvador, composta pelas sugestões dos presentes, que será entregue aos gestores da Copa do Mundo nos âmbitos estadual e municipal.

Obras de Infraestrutura

Ainda no dia 15 de agosto, o ECOPA participou, também, do Ciclo Regional, promovido pela revista O Empreiteiro e pela empresa Totvs, com o tema Planejamento das obras de infraestrutura para a Copa 2014. Direcionado a profissionais da área de engenharia e construção civil, o debate teve como objetivo discutir as obras de melhoria da infraestrutura soteropolitana planejadas para o mundial. Segundo Sérgio Costa, Coordenador de Projetos do ECOPA, a participação no evento foi de grande importância. "Foi uma oportunidade para detalharmos aos profissionais desse segmento as ações da Prefeitura, tanto as já executadas, como as que estão em fase de planejamento, bem como seus respectivos prazos de execução”, afirmou Costa.

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608