O Comitê Organizador da Copa do Mundo reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, no centro de Belo Horizonte, para revelar as áreas de serviços que serão testadas no amistoso desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), entre Brasil e Chile, no Mineirão. Ao todo, 14 itens serão observados no último evento-teste do COL antes da Copa das Confederações.
As seguintes áreas serão testadas no jogo desta quarta-feira: limpeza e resíduos, serviços ao espectador, catering, competições, tecnologia da informação, protocolo, operações de imprensa, transporte, broadcast, voluntários, segurança, credenciamento, logística e serviços médicos. De acordo com o COL, mais de 1.500 pessoas vão participar do evento no Mineirão.
O COL, que terá pouco mais de 100 pessoas trabalhando no amistoso, divulgou ainda que 826 seguranças vão trabalhar dentro do estádio. Além disso, 200 voluntários inscritos no processo para trabalhar na Copa das Confederações e na Copa do Mundo serão utilizados no evento. Não necessariamente serão os escolhidos pela Fifa para atuar nas duas competições no Brasil.
Mesmo com toda a preocupação e todos os testes, o COL ainda não conseguirá utilizar 100% dos serviços que serão prestados na Copa das Confederações. O Mineirão terá assentos marcados para os torcedores. O gramado será cortado e regado nos padrões orientados para as competições da Fifa.
COL faz recepção do Chile em Belo Horizonte
Na última segunda-feira, funcionários do COL realizaram todo o processo de chegada da delegação do Chile. O grupo trabalhou para verificar as condições dos veículos que conduziram os jogadores e comissão técnica, a chegada da bagagem, o processo de entrada no país e a checagem de passaporte.
O comitê confirmou ainda que a delegação chilena desembarcou no país em voo fretado. Os membros do COL aproveitaram a chegada do Chile para observar alguns itens para a Copa das Confederações, como o local onde os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas poderão ficar na Copa das Confederações e na Copa.
Confira abaixo mais detalhes dos principais serviços testados:
Equipamentos: Serão verificados os equipamentos esportivos (traves, redes, bandeiras) para saber se estão apresentando a qualidade necessária para a competição.
Gandulas: A operação dos gandulas também será diferenciada, com orientação e treinamento semelhante ao da Copa das Confederações.
Treinamentos: A equipe do COL estará acompanhando os treinos, inclusive com o TLO (Team Liaison Officer), que será treinado no padrão de atendimento e interface com as demais áreas. Será utilizada escolta para as equipes.
Protocolo de jogo: Entrada de jogadores, crianças e árbitros semelhante ao protocolo FIFA.
Árbitros: atendimento à equipe de arbitragem, padrão de atendimento e operação.
Vestiários: Montagem e operação de jogo.
Aeroporto: Recepção da delegação chilena
Fonte: Globo Esporte