A Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 | Salvador cidade-sede (ECOPA) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se reuniu no dia 30 de agosto com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para tratar da qualificação em primeiros socorros no âmbito do Programa Saúde na Copa.

No encontro, foi apresentada a proposta de um curso para prestação de assistência inicial em casos de doenças cardiovasculares, fornecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo de prestar auxílio neste tipo de ocorrência, que é o mais frequente durante todo o período das competições.

Segundo o Coordenador da SAMU, Ivan Paiva, que também participou da reunião, Salvador já conta hoje com desfibriladores nas principais estações públicas de transbordo na atenção à população local e o projeto da Copa amplia esse atendimento. “Com este projeto, pretendemos expandir esta oferta e garantir também aos turistas que virão na Copa o auxílio adequado em alguma eventualidade”, diz Paiva.

Na primeira etapa do curso, que será iniciado em Outubro deste ano, serão qualificados profissionais ligados aos segmentos de hotelaria e gastronomia. O objetivo do Município é expandir esta iniciativa para atender aos motoristas de transporte público, como táxi e ônibus, deixando mais este legado para os soteropolitanos.