O treinamento presencial do programa Brasil Voluntário, coordenado pelo Ministério do Esporte, começa no próximo sábado (27/04) e ocorrerá simultaneamente nas seis cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Em Salvador, 1.544 inscritos estão aptos a participar das aulas nos próximos quatro fins de semana.
 
Os classificados para esta fase do treinamento presencial foram definidos após o treinamento virtual, que ocorreu até o último dia 19. A capital baiana teve 2.040 inscritos. A cidade terá um grupo de voluntários experientes durante a Copa das Confederações. Isso porque 1.294 dos inscritos declararam já ter realizado alguma atividade voluntária.
 
Os classificados foram definidos após o treinamento virtual, finalizado no último dia 19. Os candidatos serão separados em três turmas de acordo com os horários: sábados à tarde (13h-18h), domingos pela manhã (8h-13h) ou domingos à tarde (14h-19h). As atividades serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB), responsável pelo conteúdo didático. Professores da instituição das áreas de Turismo, Psicologia, Educação Física e Artes ministrarão o curso presencial em parceria com docentes das universidades federais das cidades-sede.
 
Após a capacitação, os voluntários terão o papel de auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas seis sedes da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. 
 
Durante o curso presencial, os candidatos terão oportunidade de realizar atividades de integração e participar de oficinas e aulas relacionadas aos seguintes temas:
 
Hospitalidade e Acolhimento – Significado e a importância de disponibilidade, pró-atividade e comprometimento dos voluntários. 
História e Cultura das Cidades-sede – Integração e conhecimento dos atrativos turísticos e culturais da cidade sede e impacto sócio-econômico dos eventos esportivos no Brasil.
Segurança e Primeiros Socorros – Aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros com procedimentos básicos de primeiros socorros, combate a incêndios e controle de pânico e oficinas práticas de manuseio de aparelhos extintores de incêndios.
 
No dia 11 de maio, os candidatos terão a opção de fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional – TOEIC® (Test of English for International Communication). Oferecido gratuitamente pelo Brasil Voluntário, o TOEIC® é um teste de proficiência em língua inglesa que mede a habilidade dos examinados em se comunicar no idioma.
 
Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento em 2014.
 
Serviço:

 

Local de treinamento em Salvador: Universidade Federal da Bahia, Pavilhão de Aulas da Federação 5, Campus Universitário de Ondina.

 

Fonte: Brasil Voluntário 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608