A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) levará informações de destinos turísticos brasileiros aos profissionais de turismo do Peru, em Lima. Durante o evento, que acontece hoje, 29, serão apresentados os diversos roteiros turísticos oferecidos ao público que virá ao Brasil em virtude do Mundial e da Copa das Confederações. De acordo com os números levantados pela Embratur, e baseado nos dados do Ministério do Turismo, divulgados na última semana, 990 mil peruanos viajaram pela América Latina, em 2012. Do total, 10% desses turistas (92 mil), vieram ao Brasil.

“O mercado peruano é prioritário para Embratur e estamos trabalhando arduamente na intensificação da busca dos turistas potenciais dentro da América do Sul. O Peru é, sem dúvida, um país que almejamos atingir com a promoção turística internacional do nosso país, pois é um visitante com grande potencial de crescimento”, explicou Flávio Dino, presidente da Embratur.

A cada edição, um estado tem maior espaço para divulgar seus atrativos. Desta vez, o anfitrião será o estado do Mato Grosso, com destaque para sua capital, Cuiabá. A programação começará com uma coletiva de imprensa, em que porta-vozes do governo federal e representantes do governo do Mato Grosso poderão falar aos jornalistas estrangeiros sobre os preparativos do país para sediar os grandes eventos futebolísticos. Também haverá uma rodada de apresentações de todas as regiões do Brasil e, para finalizar, os profissionais receberão informações específicas do estado-anfitrião.

O encerramento acontece com o “Vivência Brasileira”, momento onde os convidados poderão conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia de Mato Grosso. Para enfatizar aspectos culturais do estado, o evento contará com apresentação da viola de cocho do mestre Alcides e do grupo de Siriri Flor Ribeirinha de Dona Domingas, e ainda shows dos cantores Daniel de Paula e Ana Rafaela, a cuiabana que participou do programa The Voice Brasil. E ainda haverá mais diversidade cultural, com uma mostra do artista plástico Victor Hugo.

A gastronomia do estado também marca presença. O cardápio envolverá a preparação de mojica de pitando, que leva caldo de peixe com mandioca, feijão tropeiro costelinha suína com purê de pequi, camarão com batata baroa, côco e azeite de urucum, mini arroz com carne seca e abóbora, entre outros. Para sobremesa, será servido o doce mais conhecido, o furrundu, que mistura mamão verde com rapadura, cravo e canela. Os pratos serão preparados pelos chefs Dalton Rangel, Mônica Rangel e Ariani Malouf para mostrar traços da culinária regional.

O evento tem duração de um dia e contará com a presença de aproximadamente 250 convidados do mercado turístico peruano, dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Outras 11 edições já foram realizadas nos seguintes países : Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Franca, Inglaterra. As últimas duas edições acontecerão na Cidade do México (México) e Nova Yokk (EUA), em maio.

A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA).

Fonte: Embratur