A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça promoveu a 1ª Oficina de Consumo e Turismo, nesta semana. A secretária Juliana Pereira classificou o evento como um importante espaço de diálogo entre os órgãos envolvidos na proteção do consumidor no âmbito do turismo.
Durante o evento foram discutidos temas como os aspectos nacionais e internacionais da proteção ao consumidor, bem como a criação das Câmaras Técnicas para os megaeventos esportivos e defesa do consumidor. “A escolha do Brasil para servir de sede aos grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, deu novo impulso ao já consolidado interesse dos turistas estrangeiros pelo nosso país”, disse Juliana.
A secretária ressaltou ainda que o Comitê não tem como foco apenas os grandes eventos a serem realizados no Brasil, mas a institucionalização da atenção ao consumidor turista seguindo as políticas do governo. "Estamos estudando fluxos de atendimentos aos consumidores turistas, a regulação dos serviços de saúde, a regulação dos serviços de transporte aéreo e as iniciativas de proteção e defesa do consumidor para os grandes eventos, além da criação de uma publicação voltada ao consumidor turista", concluiu.
A primeira Oficina de Consumo e Turismo contou com a participação do Ministério do Esporte, Ministério do Turismo, Embratur, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Aviação Civil, além de especialistas na área de Consumo e Turismo.